Podcast: Cantora transforma diagnóstico de câncer em arte e narra período no audiobook 'Transradioativa'

A artista é uma das primeiras mulheres trans do Brasil a narrar um audiolivro

Por Jones Araújo
31/05/2021 às 16h49
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O trabalho da multiartista Valéria Barcellos tem dado voz as mulheres transsexuais do país. A artista é uma das primeiras mulheres trans do Brasil a narrar um audiolivro e sua autobiografia Transradioativa, publicada pela Arole Cultural, é o primeiro livro transformado em áudio de uma autora trans no país.

A cantora é a personalidade entrevistada no podcast do Portal M!.

Com bom humor, Valéria explica que o Transradioativa -livro que surgiu após o diagnóstico do câncer- não é somente uma obra biográfica, mas segundo ela, há também outras nuances. 

"O livro veio com essa vontade de falar coisas desse período [diagnóstico da doença], porque até então era muito curioso para mim, não perceber outras mulheres trans com câncer, por exemplo. Eu não tinha muito dessa informação, porque a gente sempre acha que não vai acontecer com a gente. Coloquei isso no livro e percebi que havia outras pessoas trans com câncer, como eu. Muitas vieram até mim, conversar e isso foi uma corrente de amor muito bonita", afirma a artista.

Ela reconhece que não é a primeira mulher trans do Brasil a narrar um livro, mas foi a percussora do movimento no Rio Grande do Sul. Valéria  chama atenção para o costume da sociedade de colocar pessoas trans em um lugar que não é do trabalho, destaque, glória e conquista. "Eu fico muito triste em não ter notícias disso [pessoas trans narrando livros], porém eu fico pensando como todos os dias eu recebo notícias de pessoas como eu, que são mortas, que sofrem violência. Percebe como é perigoso esse lugar que nos colocam? Como é necessário que cada dia mais pessoas trans apareçam com sua glória, trabalho em destaque nas mídias?", questiona.

Entre as histórias que o público pode encontrar no livro está a superação no tratamento do câncer, como ela transformou tudo isso em arte, depoimento de mulheres que fizeram quimioterapia e também artigos acadêmicos. 

"Eu transformei todo esse período [quimioterapia] em arte... Toda essa fase biográfica virou aquilo que sei fazer: arte".

Valéria Barcellos também fala sobre quebra de preconceito, mercado de trabalho para pessoas trans e seus futuros lançamentos artístico. Você pode conferir tudo no podcast abaixo: