Artigo: Aceleraê, o coração. Hoje é dia de Ivete e, também, de Química

Por Ícaro Mota Oliveira*
27/05/2021 às 12h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Vamos começar por números? Garanto que não se tratam de estequiometria. Ao longo da carreira, Ivete ganhou diversos prêmios musicais, tendo recebido mais de 150 indicações e vencido 108 dessas. Mais de 20 milhões de cópias de discos vendidas. Recebeu 15 indicações ao Grammy Latino (ganhou 3 dessas!). Ganhou troféus de Melhores do Ano, Prêmio Multishow e Mário Lago. Recebeu menção honrosa da Polícia do Estado de Sergipe, título de Cidadã Honorária pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro entre outras homenagens. Em 2008, a baiana ganhou o status de maior vendedora de DVDs do mundo, ao atingir a marca na vendagem dos mais de 1,8 milhões do DVD Ivete Ao Vivo no Maracanã. Em média, realiza 10 shows por mês (antes da pandemia). Tem registrada no banco de dados, 78 canções e 1111 gravações. Está entre os artistas que tiveram os ingressos esgotados em poucos dias na maior casa de espetáculo do planeta, a icônica Madison Square Garden (EUA).
 
Filha caçula, nascida em Juazeiro (BA) à beira do Rio São Francisco. Mudou-se para Salvador. Batalhou. Vendeu quentinha. Foi vendedora em loja. Não desistiu dos sonhos: é cantora, compositora, apresentadora, multi-instrumentista, empresária, atriz, atleta, entusiasta. É esposa do Daniel, é mãe do Marcelo, Marina e Helena, por ordem de chegada. Homenageada pelo carnaval carioca através da escola Grande Rio ("Ei, psiu! Ivete é Grande Rio!). É musa. É carregada de axé. Brilhante estrela. É a nossa Veveta! A priori, hoje, 27 de maio, comemora-se o aniversário desta figura ilustre do Brasil. Um dia, literalmente, de "Festa" e pra levantar "Poeira".  Arerê!

De acordo com um levantamento - frisa-se, em maio de 2020 -  feito pelo ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição), as canções de autoria da artista mais tocadas no quinquênio (2015 - 2019) foram: "Cheguei Pra Te Amar", "Flor do Reggae", "À Vontade", "Mais e Mais" e "Carro Velho". Vale lembrar que o este último "hit" foi lançado no derradeiro disco da Banda Eva com Ivete Sangalo como vocalista em 1998. 

No trio elétrico, desde a Banda Eva, Ivete arrasta multidões, cativa novos fãs e contagia qualquer alma, seja carnavalesca ou não. Dona de uma voz inconfundível e irreverência mil, ela também nos ensina sobre respeito, amor ao próximo, sobre ser bom o tempo todo! Entretanto, seus ensinamentos não ficam limitados, transcendem os embalos, os corações momescos e quiçá apaixonados. Se eu falar para vocês que ela já ensinou Química ao cantar, dá para acreditar? Pois bem, na música "Química Perfeita", lançada em 1998, a baiana de Juazeiro canta sobre "reação em cadeia", sobre "ligações", "explosão", canta sobre a sensação de amor, de estar apaixonado. O fantástico é que muita gente embalou nessa "single" e nem percebeu que ali era possível aprender [ou ao menos, compreender] Química de uma forma multifacetada. 

No corpo humano, "maior laboratório vivo", existem milhares de reações em cadeias. Por exemplo, em reações de síntese onde moléculas mais simples são unidas para formar outras de maior complexidade (união de aminoácidos para formar as proteínas, tais como, a polimerase). Outros tipos de reações, de degradação, ocorre o contrário: as moléculas mais complexas são quebradas, assim, geram moléculas mais simples, como ocorre na quebra do glicogênio em glicose. Estas duas reações elucidam o metabolismo energético, processo que objetiva satisfazer a necessidade energética de cada pessoa. 

Para que esse mecanismo aconteça, é preciso haver formação (reações de sínteses) e quebra (reações de degradações) de ligações. E, por que formar ligações químicas? Bem, basicamente é que os átomos estão tentando alcançar o estado mais estável (leia-se, de menor energia) possível para ficarem estáveis. Nosso corpo é constituído por átomos; todavia, na maioria dos casos, estes átomos não estão apenas "flutuando" individualmente. A todo instante, eles estão interagindo com outros átomos (ou grupos de átomos), e deste modo, podem se tornar estáveis.

Os átomos podem estar conectados por ligações fortes (ligação direta) e organizados em moléculas ou cristais. Ou podem formar ligações temporárias (ligação errática ou não-completas) e fracas com outros átomos com os quais esbarram ou contra os quais são friccionados. Tanto as ligações fortes, que unem as moléculas, quanto as ligações fracas, que criam conexões temporárias, são essenciais para a química do nosso corpo e para a existência da própria vida.

Ah! Um outro exemplo de reação em cadeia que muitas mulheres utilizam, até a própria Ivete fez duas vezes, é a PCR (Reação de Cadeia de Polimerase), na obstetrícia, é a análise para a determinação do sexo do bebê (sexagem fetal) antes mesmo que o sexo seja visivelmente distinguível por ultrassonografia obstétrica. Lembrando que, a polimerase trata-se de uma enzima que catalisa a reação de polimerização de ácidos nucleicos a partir dos seus monômeros. As polimerases mais comuns são a RNA polimerase e a DNA polimerase.
 
E sobre estar apaixonado(a), "ouvindo arpas angelicais", sensação de "borboletas no estômago", trata-se sobre quantidade de hormônios sendo lançados deliberadamente na corrente sanguínea. Isso a ciência já comprovou e explica que estas substâncias realizam, também, reações em cadeia! Entre essas substâncias, estão adrenalina, noradrenalina, feniletilamina, dopamina, oxitocina, a serotonina e as endorfinas. 

A Química, também, é presente nos efeitos especais, figurinos dos shows. A título de exemplo, o gelo seco presente nos espetáculos é originado através de uma mudança de estado da matéria: sublimação, que é a passagem de uma substância do estado sólido ao estado gasoso ou vice-versa, sem passar pelo estado líquido. Citando outro caso, o brilho oriundo dos cristais Swarovski que constituem parte das roupas da artista. O brilho é proveniente do fenômeno óptico - reflexão -, as luzes do palco ao passarem por estes cristais, refletem as cores que chamam nossa atenção, fazendo com que a Ivete brilhe mais do que já é. O  fenômeno permite a luz refletir as cores do arco-íris, a empresa Swarovski recobre alguns dos seus cristais com metais (átomos de elementos químicos). Aurora Borealis, ou AB, é uma das mais populares coberturas que dá à superfície uma aparência multicolorida.

Nas músicas, nas poesias, no palco, nas sensações ou nos figurinos, a Química está presente em nossas vidas sejam elas artísticas ou anônimas; no que tocamos, naquilo que nem conseguimos ver e mensurar. Tudo é matéria e ocupa lugar no espaço. Através da Química é possível explicar os fenômenos fundamentais para o funcionamento do organismo humano. Outrossim, é fundamental para gerar inovação tecnológica e o desenvolvimento econômico. Apesar de todo progresso e bem estar proporcionado, há uma insistente crítica sobre esta ciência, que ainda é responsabilizada por desastres ecológicos e poluição existente no planeta, quando na verdade é a inadequada atividade humana que faz uso da "química" produzindo efeito nocivo sobre o meio ambiente.

Retomando aqui, "[...] Quando a chuva passar, quando o tempo abrir", queremos olhar para o grande palco: o trio elétrico, onde a alquimia acontece, e nós, súditos foliões, ao dispor, com os hormônios da felicidade e reações em cadeia incessantes, possamos ovacionar em uníssono: "I - ve - te". Assim, quem sabe você transforme a simples rotina de "levar" um trio na verdadeira odisseia terrestre, sendo nossa eterna "Pequena Eva". Parabéns, Ivete e vida longa. Axé! 


*Ícaro Mota Oliveira
Doutor em Ciências (Química e Biotecnologia) pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). 
Mestre em Química pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). 
Graduado em Química Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). 
Atua nas áreas de Nanotecnologia, Química de Materiais e Educação Química. 
É divulgador e pesquisador científico, membro colaborador do Ciência Brasileira é de Qualidade (@ciencia.brasileira), do QuiCiência (@quicienciaiqb) (IQB/UFAL), da Usina Ciência da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFAL).
Contato: icaro.mio@hotmail.com

-------------
O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!