Joe Biden repete Donald Trump e fará deportação em massa de brasileiros

Com anuência do governo brasileiro, um avião fretado com cerca de 130 imigrantes apreendidos pelas autoridades americanos deve partir na quinta-feira

Por Redação
16/05/2021 às 15h00
  • Compartilhe
Foto: Getty Images / Reprodução Veja
Foto: Getty Images / Reprodução Veja

Os Estados Unidos enviarão ao Brasil o primeiro voo fretado de imigrantes brasileiros deportados desde o início do governo de Joe Biden. Na próxima quinta-feira (20), cerca de 130 brasileiros serão mandados de volta em voos fretados, prática que era frequente no governo de Donald Trump, como marca de uma contestada política e de uma retórica anti-imigração.

O número, segundo estimativas feitas por pessoas que lidam com a questão no dia a dia, é equivalente ou até superior ao patamar registrado em 2019, quando a imigração ilegal por brasileiros bateu recordes.

O total de brasileiros que chegaram aos EUA ilegalmente começou a crescer em 2015, mas ainda se mantinha em patamares baixos. O grande pico nas apreensões pela Patrulha de Fronteira dos EUA (CBP, sigla em inglês) aconteceu em 2019, quando chegou a 18 mil casos - no ano anterior, haviam sido 1,6 mil.

No ano passado, Trump incluiu os brasileiros no protocolo conhecido como "Fique no México", que remetia ao país vizinho automaticamente aqueles estrangeiros sem documentos apreendidos pelo serviço de fronteira, para que esperassem fora do país pela análise dos pedidos de asilo. Antes, os brasileiros aguardavam em solo americano pela decisão dos tribunais de imigração.

Na campanha eleitoral, Biden prometeu trabalhar para regularizar a situação dos imigrantes ilegais que vivem hoje nos EUA, dar tratamento digno aos que chegassem pela fronteira e não deportar estrangeiros nos 100 primeiros dias de governo.

Segundo o Estadão, o Itamaraty afirmou que já foi informado sobre o caso e as autoridades consulares brasileiras nos EUA estão prestando assistência às famílias.

*Informações Estadão