Saiba quem é Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo que assume após a morte de Bruno Covas

Com trajetória curta na política, Nunes foi escolhido para vice após recusa de outros nomes

Por Flávio Gomes
16/05/2021 às 11h59
  • Compartilhe
Foto: Reprodução Folha
Foto: Reprodução Folha

O vice-prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), vai assumir a gestão da maior cidade do país, após a morte do prefeito, Bruno Covas (PSDB). Nunes assumiu o segundo posto na chapa de Covas, após a recusa do apresentador da TV Band, José Luiz Datena, e do deputado estadual Celso Russomano (Republicanos).

O novo prefeito Ricardo Nunes tem trajetória curta na política, mas conseguiu cultivar boas relações na Câmara Municipal, quando atuava como vereador.

Filiado ao MDB desde os 18 anos, Nunes foi eleito pela primeira vez para o cargo de vereador em 2012, apoiado pelo vereador Milton Leite (DEM), um dos políticos mais influentes de São Paulo. Foi reeleito em 2016, quando quase dobrou sua votação, passando de 30,7 mil votos para 54,6 mil.

Como vereador, foi coautor de um projeto de lei que pretendia implementar o programa Escola sem Partido na capital paulista e relator do Orçamento Municipal e da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) durante seis anos. Participou das CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) do Theatro Municipal e da Sonegação Tributária.

Durante a campanha a vice-prefeito, Ricardo ressaltou que "meu papel será o de somar esforços com o prefeito em tudo o que ele precisar. Vamos cuidar das pessoas numa gestão humanizada. Meu conhecimento das finanças públicas e da Câmara Municipal estarão sempre à disposição da liderança do prefeito e dos paulistanos", disse.

Aos 53 anos, Nunes contou com alianças e, pesou na escolha de Covas, o fato de o dono de uma empresa de controle de pragas, ser conhecido pela discrição e ter uma biografia sem escândalos. 
No meio do primeiro turno da eleição, veio a público uma denúncia de violência doméstica feita em 2011, pela mulher de Nunes.

O casal reatou o relacionamento e a investigação não foi à frente, mas, com a publicidade do caso, ambos deram explicações sobre o episódio e alegaram que o fato ocorreu num momento de instabilidade emocional já superado.

Pouco antes, ligações do vice com entidades que prestam serviços para a prefeitura na área de creches também vieram a público e causaram desgaste.