ARTIGO: 8 dicas para controlar a ansiedade e seus sintomas físicos*  

Por Sérgio Manzione*
27/01/2020 às 10h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O mundo contemporâneo exige cada vez mais rapidez para atender às crescentes demandas de todos os tipos. Esse aumento na velocidade, que exige resultados precisos, está presente no ambiente de trabalho competitivo, nas relações afetivas turbulentas e desprazerosas, na cobrança pelo desempenho sexual e por uma estética ideal. Nos dias de hoje, acompanhar as rápidas mudanças de comportamento e de exigências é sinônimo de sobrevivência e aceitação. É preciso aprender como controlar a ansiedade e seus sintomas para reduzir e eliminar o sofrimento. A demora em perceber o que está acontecendo e procurar ajuda especializada pode acarretar no agravamento dos sintomas.

A ansiedade considerada normal, aguda ou adaptativa é esporádica e aparece quando lidamos com situações como esperar o resultado do vestibular, casar, falar em público ou aguardar o nascimento do filho, mas os sintomas desaparecem com o desfecho da história. Quando a situação passa a tomar conta do pensamento e prejudicar a vida cotidiana, a ansiedade é considerada problemática, patológica, crônica ou Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

Trata-se de um processo contínuo de ansiedade e preocupação excessivos ocorrendo na maioria dos dias por pelo menos 6 meses e apresentando sintomas físicos como distúrbios do sono, variação do apetite, tensão muscular, indigestão, taquicardia, dores, tontura, falta de ar, aperto no peito, "bolo" no estômago, dificuldade de concentração ou "brancos", cansaço, sudorese e irritabilidade. Além do sofrimento psíquico, pode haver ganho de peso, pois o cérebro interpreta uma situação de estresse como risco ou ameaça e produz mais cortisol, aumentando a procura por alimentos calóricos, que trazem a sensação de prazer e diminuem rapidamente a ansiedade.

Os transtornos de ansiedade são classificados de acordo com os sintomas e podem ser: Transtorno do Pânico, Fobia Específica, Fobia Social, Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC), Transtorno de Estresse Pós-traumático e TAG. Somente a avaliação feita por psicólogo (a) ou psiquiatra pode identificar corretamente o tipo de ansiedade e definir qual conduta a ser adotada na psicoterapia e, se for o caso, no tratamento medicamentoso. Além disso, a avaliação clínica pode identificar se, de fato, é ansiedade, síndrome do pânico, depressão ou outra fonte de sofrimento, já que os sintomas são similares.

A ansiedade pode ser causada por desequilíbrios no organismo e, por isso, é muito importante descartar quaisquer problemas orgânicos. Um exemplo é quando a tireoide não produz hormônio suficiente (hipotireoidismo) e surgem sintomas como fadiga, ganho de peso e até depressão. Caso seus exames laboratoriais estejam normais e a ansiedade ainda esteja presente, então é hora de procurar ajuda.

8 dicas práticas para ajudar a controlar a ansiedade:

  1. Veja a situação de outra forma: tire sua atenção do problema e foque na solução.
  2. Aprenda mais sobre você: aumente seu autoconhecimento e aprenda a lidar com as situações estressantes, que parecem não ter soluções.
  3. Ninguém é perfeito: faça sempre o melhor possível, mas não espere acertar todas as vezes. Saiba até onde você pode ir e respeite seus limites. Ame-se!
  4. Pare de se culpar: é muito mais fácil desculpar os outros do que a si mesmo, mas é preciso ir em frente e entender que só erra quem faz.
  5. Medo ou pânico: nas situações em que tudo parece muito sufocante e a ansiedade chega ao máximo, procure parar o que está fazendo e respire fundo. Inspire pelo nariz contando até 4, segure o ar contando até 4 e solte o ar contando até 8. Faça isso lentamente por 3 vezes e você vai melhorar. Lembre-se que você não vai morrer antes, durante ou depois da crise de ansiedade ou ataques de pânico.
  6. Viva o aqui e agora: o passado passou, então empacote-o e deixe-o lá. O futuro vai ser consequência do que você planeja e faz, portanto, o importante é viver o presente.
  7. Não se isole: procure ficar perto das pessoas positivas e que lhe tragam paz. Evite pensamentos negativos e gente pessimista.
  8. Tenha um projeto de vida: pense como você quer estar num futuro distante e organize-se e planeje sua jornada para chegar lá.

O autoconhecimento pode vir pela psicoterapia, através da qual a pessoa se encontra com ela mesma, compreende sua realidade e aprende a lidar com as situações angustiantes do cotidiano. Lembre-se que, às vezes, não damos conta de resolver tudo sozinhos e precisamos do auxílio profissional. Vamos, então, reduzir o sofrimento e ser felizes?!

*Sergio Manzione é psicólogo clínico, administrador, mestre em engenharia da energia e semanalmente fala sobre comportamento humano e psicologia na Rádio Câmara e no Portal Muita Informação! @psicomanzione