Vixe! Uma cilada para ACM Neto e o temor de Rui

Todas às quartas-feiras, traremos novidades do poder, da política, dos negócios, da cultura e da área que houver para que você entenda melhor "como a roda gira"

Por Equipe Muita Informação
12/05/2021 às 07h16
  • Compartilhe
Foto: Arte: Haron Ribeiro
Foto: Arte: Haron Ribeiro

Uma cilada para ACM Neto

O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), está com medo de ser atropelado no cenário que se desenha para a disputa presidencial. Sabe que para viabilizar a sua candidatura ao governo da Bahia precisa estar alinhado com um candidato forte ao Planalto. A conversa de que as eleições são distintas não engana ninguém. Neto tem consciência de que pode ser 'cristinianizado' pelos seus próprios eleitores, caso não tenha a seu lado um candidato forte à Presidência.

Esperança 

A esperança é de que a candidatura de Ciro Gomes (PDT) cresça para evitar constrangimento, o que seria inevitável se a disputa ficar entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e Lula (PT). 

Presente de grego

E por falar no ex-prefeito ACM Neto, comenta-se na Praça Municipal que o prefeito Bruno Reis receberá de volta, do seu antecessor, um verdadeiro presente de grego. Resta saber agora como o atual inquilino do Palácio Thomé de Souza vai descascar esse pepino. Há quem diga que ele refutará da sugestão, mas que, se tiver que engolir o pedido do antecessor, não será para o lugar da sua vice, Ana Paula Matos.  

 

Medo  do Leão

Boa parte da bancada baiana do PT na Câmara dos Deputados trabalha para que o governador Rui Costa permaneça no cargo até o final do mandado - o que significaria, para ele, renunciar à liderança que hoje desfruta. E olha que o desejo da bancada não é por uma boa causa: eles estão preocupados é com os próprios mandatos.

Desmonte 

Temem que João Leão, no governo, desmonte a máquina de votos que possuem no governo e que lhes garante os mandatos. Sem os "instrumentos de poder", receiam que os votos escoem entre os dedos e migrem para o PP e o PSD, que já comanda, 102 prefeituras, cada.

Lula e o 'freio de arrumação'

A turma ficou animada com a volta do ex-presidente Lula à cena política e acha que ele vai frear as "desmedidas ambições" do governador Rui Costa e enquadrá-lo. À boca pequena, dizem que Lula "não suporta" Rui, que está com ele "engasgado" e quer dar o troco - que pode ser a ordem de, "em nome da causa", permanecer no governo para ajudá-lo numa eventual disputa à Presidência, e não disputar a eleição para o Senado. 

Promessa 

Acham até que o cacique petista pode prometer - sem assumir compromisso - um incerto ministério, caso seja eleito para um terceiro mandado.

 

Afagos a Otto 

Os deputados petistas que dependem da máquina do governo para garantir a reeleição estão de olho e preocupados com as mudanças que o governador Rui Costa está promovendo no secretariado. O temor é que ele esteja fortalecendo demais João Leão - e, por tabela, o senador Otto Alencar - para garantir apoio na queda-de-braço que se avizinha e assegurar seu lugar ao sol como candidato ao Senado.

Risco de derrota 

O que se fala no CAB é que o governador sabe que uma candidatura de Jaques Wagner divide (e não une) a base aliada, aumentando o risco de derrota. E que, com o apoio do PT ou não, PSD e o PP poderão ter candidato ao governo, porque não vêem razão para apoiar, mais uma vez, um petista na cabeça de chapa. A justificativa oficial seria a necessidade de eleger bancadas de deputados federais e estaduais. E o nome é Otto Alencar. Há quem diga que, com aliança ou sem aliança, Otto, como candidato ao governo, vai pedir votos para Rui na eleição ao Senado. 

 

O cobrador

Tem gente se valendo do cargo que ocupa hoje para tocar o terror. Um cidadão, que fazia parte do décimo escalão do governo ACM Neto, foi promovido por Bruno Reis e tem usado a nova função para cobrar dívidas antigas de campanha.

Sem noção

O rapaz deu uma carteirada e expôs o ex-prefeito e ex-candidato ao governo do Estado, José Ronaldo de Carvalho, num grupo de WhatsApp, cobrando os valores devidos pelo democrata desde a campanha de 2016, deixando a todos os integrantes do grupo estarrecidos com tamanha deselegância. Se a moda e o desrespeito pegam...

 


Lá ou cá? 

Após participar de evento com o ministro da Cidadania, João Roma, o prefeito de Camaçari, Antônio Elinaldo, foi convocado às pressas para ser o novo articulador político do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, na Região Metropolitana da capital.

Canoa do vizinho

Quem conhece bem o presidente nacional do DEM diz que ele não permitiria o aliado ficar com um pé no seu barco e outro na canoa do vizinho-adversário. Ou o democrata age e delimita seus espaços ou poderá ser atrapalhado pelo ex-aliado.

 

 Rui x Maia x Neto

Quem deve ter gostado da saraivada de críticas disparadas pelo ex-presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia, contra seu ex-aliado ACM Neto, foi o governador Rui Costa. Na última segunda, o carioca detonou Neto numa entrevista à radio Metrópole, afirmando que ele queria mesmo ser vice do presidente Bolsonaro em 2022.

Lembrança
Só para lembrar aos leitores da VIXE, no começo de fevereiro o próprio Rui Costa, do PT, ligou para o ex-presidente da Câmara para se solidarizar com o democrata diante a estratégia de Neto, que permitiu que a bancada do seu partido voltasse com o então candidato Arthur Lira, do PP, em detrimento da candidatura de Baleia Rossi, do MDB.

 

Quieta e acomoda

A tão esperada reforma administrativa de Rui Costa parece que vai dar uma acalmada na base, que ameaçava uma rebelião. O PSB, de Lídice da Mata e Marcelo Nilo, e o Podemos, de Bacelar, eram os mais agoniados e esperavam ansiosos por essa nova acomodação do titular do Palácio de Ondina.

Mudanças

O governador vai anunciar nomes dos partidos nos espaços que eram ocupados pelo PL e o PDT, que romperam com o governo do PT e caíram nos braços do Democratas de ACM Neto e Bruno Reis.