Rui anuncia novas mudanças no secretariado nesta segunda-feira

As primeiras alterações foram anunciadas na última terça

Por Davi Valadares
08/05/2021 às 13h19
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/ Jonne Roriz
Foto: Reprodução/ Jonne Roriz

O governador Rui Costa (PT) deve anunciar, nesta segunda-feira (10), mais mudanças no seu secretariado. Essa é a expectativa no entorno do governador. Entre as mudanças aguardadas estão a saída de Fausto Franco, indicado do PL, da Secretaria do Turismo. Para seu lugar, vai  Maurício Bacelar, atual dirigente da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), irmão do deputado Bacelar (Podemos).

Quem também deve ter a exoneração publicada no Diário Oficial nos próximos dias é  o secretário de Agricultura, Lucas Costa, indicação do PDT. Para sua vaga, está cotado um nome do PSB, indicado pelos deputados Lídice de Mata e Marcelo Nilo.

Além do vice-governador João Leão ter deixado o comando da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para o ex-presidente da Assembleia Legislativa, Nelson Leal, e ter ido acumular função na pasta do Planejamento, o governo pretende selar o rompimento com o PL e o PDT, abrindo espaço para partidos do seu arco de aliança.

As mudanças no secretariado do governador Rui Costa visam fortalecer alianças para as eleições de 2022. As trocas selam o rompimento com PL e PDT e reforçam a parceria com Podemos, PP e PSB.

Nessa dança das cadeiras, bucando fortalecer sua base aliada para a disputa ao governo do estado no próximo ano, Rui também pode mexer no comando da Junta Comercial da Bahia (Juceb), tirando Andrea Mendonça, nome do PDT, e levar para o órgão um indicado do ex-deputado Marcos Medrado.