Cassiano, ícone do soul brasileiro, morre aos 77 anos no Rio

Cantor e compositor estava internado há um mês no Hospital Carlos Chagas

Por Redação
07/05/2021 às 21h00
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Portal G1
Foto: Reprodução/Portal G1

Morreu no Rio, aos 77 anos, o cantor e compositor Cassiano, autor do sucesso Primavera (vai chuva), eternizado na voz de Tim Maia. No fim de abril, ele sofreu uma parada cardíaca e estava intubado desde então no Hospital Carlos Chagas. À época, ele foi testado para Covid-19 e deu negativo,

Paraibano de Campina Grande, Genival Cassiano dos Santos é considerado um dos precursores do soul brasileiro, dando voz a grandes sucessos do gênero por aqui, como A lua e eu e Coleção.

Álbuns de sua discografia, como Apresentamos nosso Cassiano (1973) e Cuban soul (1976), são considerados joias por reunir influências diversas, de Stevie Wonder e Otis Redding a Lupicínio Rodrigues, num som de assinatura própria.

Exímio compositor e guitarrista, ele escreveu músicas gravadas por outros ícones da MPB, de Alcione (Mister sambs) a Gilberto Gil (Morena). Na obra de Tim Maia, além de Primavera, Eu amo você também foi composta por Cassiano.

O músico não lançava álbuns próprios desde 1991, com Cedo ou tarde, no qual regravou sucessos da década de 1970, além de apresentar canções inéditas. No disco, contou com a participação de Marisa Monte, Luiz Melodia, Djavan, Ed Motta e Sandra de Sá.

 

* Com informações de O Globo