Lorena Brandão  defende avanço na cooperação entre ONGs evangélicas e o governo de Israel

Secretária de Relações Institucionais da Câmara disse que a conversa com Shmulik Bas buscará recursos para fomentar trabalhos em ONGs e projetos sociais

Por Osvaldo Lyra e Francisco Artur
07/05/2021 às 19h00
  • Compartilhe
Foto: Equipe M!
Foto: Equipe M!

Marcada por um evento no Salão Nobre da Câmara, nesta sexta-feira (7), a vinda do embaixador de Israel no Brasil, Shmulik Bass, é vista como oportunidade para firmar parcerias militares e tecnológicas entre os dois países. 

Segundo a secretária de Relações Institucionais do Legislativo  Municipalo, Lorena Brandão, um dos objetivos do encontro com o representante israelense é "avançar em acordos de cooperação, com intuito de fomentar a tecnologia em nossa cidade".

"Israel é um pólo de tecnologia, só perdendo para o Vale do Silício [nos Estados Unidos], no número de empresas e startups do setor. Então, esse país referência em sustentabilidade e gestão de recursos hídricos tem muito a contribuir com Salvador e com o Brasil", afirmou a ex-vereadora. 

Lorena também vê a vinda de Shmulik Bass como oportunidade para obter recursos para projetos sociais de ONGs. Líder evangélica, a ex-vereadora disse estar representada por cerca de 1500 pastores.

"O encontro não busca só o recurso financeiro [para ONGs], mas a qualificação e capacitação de pessoas", pontuou. 

Evento

O embaixador Shmulik Bass foi recebido por autoridades políticas e religiosas de Salvador. Na ocasião, além de Lorena Brandão, esteve presente o bispo evangélico Átila Brandão, vereadores e representantes do Executivo da capital baiana. 

O encontro faz parte de uma agenda que Smulik Bass vem realizando pelo Nordeste brasileiro, a fim de conhecer as cidades e estreitar os laços entre os dos países sobretudo a cooperação tecnológica.

O chefe do departamento político David Atar e o especialista em água e agricultura Ari Fischer também estarão presentes na oportunidade.

A delegação já passou por outras cidades do Nordeste nos últimos dias, como Natal, Recife e Petrolina.

Após reunião na Câmara, o governador da Bahia, Rui Costa, e o senador Jaques Wagner receberam a comitiva, tendo como pauta parcerias e cooperações tecnológicas em setores como irrigação, agricultura e tecnologia. 

Desde 2019, Salvador e Jerusalém são cidades-irmãs, conforme Lei nº 9492/2019. Com isso, a primeira capital do Brasil e a primeira capital de Israel podem firmar, por intermédio dos órgãos competentes, acordos, convênios e programas de cooperação técnica, cientifica, artística, cultural, social e turística.