Médico Régis Albuquerque explica sobre a Imunodeficiência Primária, doença pouco conhecida da sociedade

Coordenador do departamento científico de imunobiológicos da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia é o entrevistado do Portal M!

Por Francisco Arthur e Flávio Gomes
06/05/2021 às 10h47
  • Compartilhe
Foto: Acervo pessoal
Foto: Acervo pessoal

A Imunodeficiência primária é uma situação em que há alterações em componentes do sistema imunológico, o que deixa a pessoa mais susceptível a diversas doenças, uma vez que o sistema imune não funciona corretamente.

Vacinada da contra a Covid-19, a cantora baiana Daniela Mercury revelou ser portadora da imunodeficiência primária, que é pouco conhecida da sociedade.

Em entrevista ao Podcast do Portal M!, o coordenador do Departamento Científico de Imunobiológicos da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia, Regis Albuquerque, disse que existem atualmente descritos mais de 450 tipos de condições que são consideradas imunodeficiência primária.

"Imunodeficiência primária é um conjunto de alterações. O termo correto é erro inato da imunidade, pessoas que têm alteração do sistema de defesa, mais conhecido pelo público de anticorpo protetor", explicou.

O médico alertou ainda sobre os riscos da imunodeficiência.

"O indivíduo para combater a infecção por Covid-19 tem que ter o sistema imunológico funcionando de maneira adequada. O risco de ter um quadro bem mais grave, com maiores complicações é menor", pontuou.

"As imunodeficiências primárias eram consideradas inicialmente como doenças raras por definição. Hoje em dia, não se tem uma estatística no Brasil. Em termo mundiais, pode-se encontrar uma alteração da imunidade de 1 pra 1.000 crianças nascidas", completou.

Segundo o médico, existem casos bem mais graves com pessoas que aparentemente estão sadias. Ele disse ainda que, em casos graves de Covid-19, em pessoas que não possuem comorbidades, a suspeita é de que essas pessoas tenham alteração no erro inato da imunidade.

Questionado sobre que tipos de exames podem ser realizados para identificar esse erro inato da imunidade, Dr. Albuquerque disse que existem estudos mais detalhados da parte genética.

"A descrição das imunodeficiências primárias precisam ser detalhadas em primárias e secundárias. As primárias, que chamamos de erro inato da imunidade, são exames genéticos, definidores. A definição mais precisa vem com os exames genéticos".

Doutor Régis alertou também sobre os riscos dos exames tardios para a identificação pode remeter a perda importante da qualidade de vida do paciente, ter reação adversa de qualquer outro tipo de vacina e, o mais grave, ir a óbito.

Confira mais explicações sobre a Imonudeficiência Primária no nosso podcast: