Ex-ministros Mandetta e Teich depõem na CPI da Covid nesta terça-feira

Eles devem ser questionados sobre testes e uso de remédios ineficazes

Por Flávio Gomes
04/05/2021 às 07h57
  • Compartilhe
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Os ex-ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich, os dois primeiros ministros da Saúde do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), abrem a agenda de depoimentos na CPI da Covid  nesta terça-feira (4).

Eles serão ouvidos na condição de testemunha, quando há o compromisso de dizer a verdade sob o risco de incorrer no crime de falso testemunho.

A audiência de Mandetta está prevista para começar às 10h. O ex-ministro foi demitido em abril de 2020, após ele e o presidente da República terem discordado sobre medidas de controle da doença, como a necessidade do isolamento social.

Já a audiência com Nelson Teich está agendada para as 14h. Ele deve ser questionado sobre a recomendação de cloroquina aos pacientes infectados com a Covid-19.

Teich ainda deve ser alvo de questionamento sobre um amplo programa de testes que ele anunciou tão logo assumiu a pasta. A proposta, porém, acabou sendo logo abandonada.

Antes das perguntas, Mandetta e Teich devem fazer uma exposição inicial sobre os seus períodos à frente do Ministério da Saúde.