Mercado imobiliário baiano registra melhor desempenho em dez anos

No primeiro trimestre de 2021, Salvador registrou um aumento de 52% na venda de imóveis

Por Jones Araújo
03/05/2021 às 17h20
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Mesmo em cenário de pandemia, 2021 foi um ano animado para o lançamento de imóveis. Para se ter uma ideia, a Bahia registrou um aumento de 106% no número de unidades lançadas ao longo dos primeiros três meses deste ano, em relação ao mesmo espaço de tempo do ano passado. Isso se dá com elevada confiança empresarial, relacionada ao controle da pandemia e início de vacinação pelo país.   

No primeiro trimestre de 2021, Salvador registrou um aumento de 52% na venda de imóveis. Na Bahia, o aumento foi de 31%. Os dados foram divulgados no Panorama Econômico 2021, evento online da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (ADEMI-BA), que aconteceu nesta terça-feira (27). 

Para o presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-BA), Cláudio Cunha, os lançamentos são uma demanda reprimida que estavam programados para acontecer no ano passado.

"Estamos vendo uma demanda reprimida de lançamentos que estavam programados para acontecer no ano passado e que, por conta da pandemia, foram adiados para que as empresas pudessem adaptar seu aparato de trabalho, e isso levou a uma "explosão" de lançamentos nos primeiros três meses deste ano", avalia.

Claudio Cunha é o presidente da Ademi-BA

No acumulado, o estado chegou em 6.759 unidades lançadas no período de um ano, entre abril de 2020 e março de 2021.  Quando o cenário é  em Salvador, houve o registro de um aumento de 41% durante os dois períodos analisados. No acumulado, as unidades do segmento SBPE e Casa Verde e Amarela na cidade somam 4.247 unidades habitacionais lançadas durante o período dos últimos doze meses.

Já no que tange a oferta de imóveis, a Bahia registrou uma redução de 10% em unidades disponíveis em estoque, enquanto Salvador registrou um aumento de igual percentual.