Pandemia acelera mudanças no mercado de trabalho, afirma Fábio Rocha

Neste Dia do Trabalhador (1º), consultor participa do podcast do Portal M! para  falar também sobre o perfil das carreiras no futuro próximo

Por Jones Araújo
01/05/2021 às 14h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Será que com o 'novo normal', no pós-pandemia, virá também o 'novo trabalho'? Para o consultor de carreiras Fábio Rocha, diretor executivo da Damicos, a crise sanitária causada pela Covid-19 acelerou uma série de mudanças no mercado de trabalho, trazendo muitas lições e aprendizados. O profissional é a personalidade entrevistada no podcast do Portal M!

"Automaticamente, a pandemia acelera uma série de mudanças e, de certa forma, nós faz repensar paradigmas do mundo do trabalho. Isso tem um impacto gigante porque passa pelas relações pessoais, pelas relações de trabalho, pela maneira como as empresas são organizadas e gerenciadas. Passa por toda a questão de produção e consumo. Nós temos muitas lições e aprendizados", afirma.

De acordo com Rocha, essas mudanças na modalidade do trabalho dependem muito do segmento e do porte da organização, além da realidade de cada país. "As próprias empresas de tecnologia têm valorizado o retorno do trabalho presencial, mostrando que é ali que surgem as ideias, os conflitos no sentido positivo", diz.

Segundo o consultor de carreiras, quando são avaliadas as vantagens e desvantagens das novas relações de trabalho, a referência é o modelo focado na CLT. "Sem dúvida, no primeiro momento só se vê desvantagem. A relação da estabilidade, daquela ideia de segurança no pós-aposentadoria, é algo que cada vez mais vira peça de museu", explica.

Fábio Rocha também falou da produtividade na modalidade home office, dos desafios das lideranças nas empresas e das profissões que estão em alta, entre outros temas.

 

Fique por dentro de tudo no podcast abaixo: