Médica que aplicou nebulização de hidroxicloroquina como tratamento contra a Covid-19 é demitida

Michelle Chechter é médica ginecologista e trabalhava em uma maternidade em Manaus

Por Flávio Gomes
15/04/2021 às 12h10
  • Compartilhe
Foto: Reprodução Youtube
Foto: Reprodução Youtube

A médica ginecologista Michelle Chechter, investigada por aplicar nebulização de hidroxicloroquina, como tratamento contra a Covid-19, foi demitida pela secretaria de Estado da Saúde do Amazonas. A médica trabalhava em uma maternidade em Manaus e, segundo a secretaria, pelo menos uma paciente morreu após o procedimento. O bebê passa bem.

Segundo informações da Pasta, a mulher morta depois da nebulização havia acabado de dar à luz. A secretaria disse ainda que o tratamento não faz parte dos protocolos terapêuticos da unidade de saúde, "nem de outra unidade da rede estadual de saúde, ainda que com o consentimento de pacientes ou de seus familiares", diz nota da secretaria.

"O procedimento tratou-se de um ato médico, de livre iniciativa da profissional, que não faz mais parte do quadro da maternidade, onde atuou por cinco dias. Tão logo tomou conhecimento do ato, a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas determinou abertura de sindicância e o afastamento da profissional", completou o comunicado.

A morte da paciente ocorreu em fevereiro, mas somente agora foi tornada pública. A secretaria diz que a médica passou a fazer parte da equipe em 3 de fevereiro "após contratação em regime temporário pela secretaria junto com outros 2,3 mil profissionais de saúde, via banco de recursos humanos disponibilizados ao Estado pelo Ministério da Saúde.

"Conforme o instituto informou à secretaria, duas pacientes foram submetidas ao tratamento de nebulização de hidroxicloroquina. Ambas assinaram termo de consentimento, como relatado em prontuário. Uma das pacientes veio a óbito e a outra teve alta. Todas as informações sobre o atendimento estão registradas em prontuário", explicou a pasta.

Em suas redes sociais a médica mantém um selo com os dizeres "Covid-19. Eu apoio o tratamento precoce". O chamado "tratamento precoce" é o uso de medicamentos sem comprovação de eficácia contra covid-19, como cloroquina e ivermectina.

Michelle Chechter demonstrou ainda ser apoiadora do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que também defende o uso de medicamentos sem eficácia contra a doença.

Em publicação recente, a médica publicou fotos da visita de Bolsonaro a Chapecó, em Santa Catarina, município que teria supostamente conseguido reduzir internações por Covid-19 com uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra a doença.