Espetáculo virtual homenageia os Caboclos do 2 de Julho

Evento será transmitido neste sábado (17), pelo Facebook

Por Yuri Abreu
15/04/2021 às 11h54
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Em uma homenagem aos caboclos e caboclas, ícones populares do 2 de Julho, que marca a Independência da Bahia, o grupo "A Pomabgem" apresenta, no próximo sábado (17), o espetáculo virtual "O Museu é a Rua" que poderá ser acompanhado pelo Facebook do projeto, a partir das 14h.

Por conta da pandemia, o espetáculo foi gravado no entorno da Capela da Lapinha, onde está o Busto a Labatut, no bairro da Lapinha, sem interação e aproximação física com passantes e moradores locais, com exibição virtual através da fanpage do projeto O Museu é a Rua, uma ocupação artística pelo tecido urbano de Salvador. 

Após a apresentação, às 19h, ocorre uma roda de conversa com transmissão ao vivo pelo Instagram do grupo A Pombagem com Eduardo Duwal e Giselle Motta, ambos da CHAP - Companhia Horizontal de Arte Pública (Rio de Janeiro/RJ). Com mediação de Jansen Nascimento, o bate-papo girará sobre teatro de rua, patrimônio, samba e demais manifestações da cultura popular.

A iniciativa traz um diálogo entre teatro de rua e educação patrimonial. Um espetáculo cênico, educativo, patrimonial, que se debruça criticamente sobre o patrimônio, ora valorizando, ora problematizando.

Em O Museu é a Rua, o espetáculo se transforma em exposição e o público em visitante. O local da apresentação vira uma galeria de arte em que o monumento é a obra que dispara o discurso. O projeto conta ainda com uma exposição de fotografias que retratam o nosso patrimônio cultural.

Com dramaturgia de Fabricio Brito, o espetáculo "O Museu é a Rua" é alterado a cada apresentação, pois o monumento é o que a inspira. É uma montagem que aciona três expressões da cultura: arte, educação e patrimônio, este como expressão ligada à memória. Através da educação patrimonial, O Museu é a Rua busca combater as tecnologias que estruturam as relações sociais e as tecnologias de manutenção do poder.