Rum Alagbê convida mestre Gamo da Paz em live especial neste sábado

Apresentação será ao vivo, às 10h, e marca o lançamento de um videoclipe inédito do projeto

Por Redação
15/04/2021 às 11h02
  • Compartilhe
Foto: José Maurício Bittencourt
Foto: José Maurício Bittencourt

O Rum Alagbê realizará, neste sábado (17), uma live especial que irá unir música, troca de ideias e lançamento de videoclipe inédito. A apresentação, através do  YouTube, a partir das 10h, fecha um ciclo importante de atividades virtuais do projeto e terá como convidado especial o mestre Gamo da Paz.

Desenvolvido há 20 anos pelo Ilé Iyá Omi Axé Iyamasé, o Terreiro do Gantois, em Salvador, o projeto Rum Alagbê vem, desde janeiro, realizando uma série de atividades on-line com objetivo de preservar, valorizar e difundir as tradições rítmicas percussivas de matrizes africanas. 

Batizada de "Rum Alagbê para Preservação, Salvaguarda e Difusão das Tradições Rítmicas do Terreiro do Gantois", a iniciativa foi contemplada pelo Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Neste sábado, jovens de 15 a 29 anos, monitores do projeto que participaram dos quatro meses de oficinas formativas, estarão reunidos com o coordenador Iuri Passos em uma mostra musical. Juntos, eles recebem o mestre Gamo da Paz, um dos grandes mestres da atualidade na função e na arte de tocar o Hun, tambor sagrado. 

Iniciado no candomblé por Mãe Menininha, Gamo da Paz tem uma trajetória importante na música como produtor do respeitado  álbum "Odun Orin", além de já ter contribuído em trabalhos de Gilberto Gil, Balé Folclórico da Bahia, Balé Folclórico do Brasil, entre outros. 

A atividade faz alusão à tradicional aula pública, realizada anualmente pelo Rum Alagbê na Praça Maria Pulcheria, em frente ao Terreiro do Gantois, em um movimento de aproximação entre o projeto e a comunidade. Na impossibilidade de ser realizada presencialmente, por conta da pandemia, a aula amplia seu alcance tornando-se uma apresentação virtual para difusão das atividades do projeto para o mundo. 

SERVIÇO: 
Live Rum Alagbê - Música e Videoclipe
Participação Especial: Gamo da Paz
Data: 17 de abril (sábado)
Horário: 10h 
Transmissão: YouTube Rum Alagbê