TCU inocenta Dilma por compra de refinaria nos Estados Unidos

Por outro lado, José Sérgio Gabrielli e mais seis foram responsabilizados pela aquisição de equipamento

Por Redação
15/04/2021 às 10h46
  • Compartilhe
Foto: Ricardo Stuckert
Foto: Ricardo Stuckert

O Tribunal de Contas da União (TCU) inocentou a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que integrava o Conselho de Administração da Petrobrás pela compra da refinaria de Pasadena, no Texas, nos Estados Unidos, em 2006. O julgamento ocorreu na última quarta-feira (14).

Por outro lado, a Corte responsabilizou nesta quarta-feira (14) o ex-presidente da estatal José Sérgio Gabrielli e mais seis pessoas pela aquisição - entre eles Nestor Cerveró, Paulo Roberto Costa e Luís Carlos Moreira da Silva. À época, a empresa pagou US$ 360 milhões por metade da refinaria. O valor pago foi oito vezes superior ao montante desembolsado pela antiga proprietária da refinaria, um ano antes.

Em 2014, o TCU já havia responsabilizado Gabrielli e outros ex-diretores e inocentado Dilma. A decisão de ontem é a conclusão de um outro processo, de 2017, que concluiu pela responsabilidade de ex-integrantes do Conselho de Administração pela compra e pelo prejuízo causado à Petrobras.

Na sessão, o relator afirmou ter usado um relatório de 2018 para avaliar a conduta dos integrantes do conselho. "Lá, se encontra bem delineado que não cabe ao Conselho a administração cotidiana das empresas, esta é responsabilidade da diretoria executiva", disse.

*Com informações do G1.