Mourão publica plano de redução de desmatamento na Amazônia

Vice-presidente já havia antecipado, em fevereiro, que o foco seria intensificar a fiscalização em 11 municípios da região

Por Redação
14/04/2021 às 22h30
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

Nesta quarta-feira (14), o vice-presidente Hamilton Mourão publicou, no Diário Oficial da União, o Plano Amazônia 2021/2022, sobre as metas de redução do desmatamento na região amazônica.

Mourão, que preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal, já havia antecipado, em fevereiro, que o foco do plano seria intensificar a fiscalização em 11 municípios da região, com as taxas mais altas de desmate.

Após o aumento das taxas de destruição da floresta, a política ambiental da gestão Jair Bolsonaro (sem partido) tem sido alvo de críticas no Brasil e no exterior.

O plano formaliza uma meta de redução do desmate e das queimadas ilegais aos níveis médios registrados entre 2016 e 2020 (8.718,6 km2) pelo Prodes, sistema do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Contudo, a meta foi criticada pela rede Observatório do Clima, que a considerou baixa ante os índices recordes de desmatamento do ano passado.

Segundo o observatório, que reúne mais de 50 organizações da sociedade civil, caso a meta seja atingida, a taxa de desmate ainda seria 16% maior do que a registrada antes de Bolsonaro assumir o governo.

O plano traz as diretrizes para a continuidade do combate aos crimes ambientais. A divulgação do documento ocorre às vésperas da realização da Cúpula dos Líderes sobre o Clima, organizada pelo governo americano.

Além de Bolsonaro, mais 39 líderes mundiais foram convidados pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o encontro, que será realizado nos dias 22 e 23 de abril.

 

* Com informações do Estadão.