Jaques Wagner endurece críticas a Bolsonaro em evento internacional

Na Brazil Conference at Harvard & MIT, o senador também falou sobre energias renováveis e novos investimentos na Bahia

Por Redação
14/04/2021 às 20h30
  • Compartilhe
Foto: Agência Senado
Foto: Agência Senado

Durante o Brazil Conference at Harvard & MIT, evento anual organizado pela comunidade brasileira de estudantes nos Estados Unidos, o senador Jaques Wagner (PT-BA) classificou como negacionista a conduta do Governo Federal em relação às questões ambientais. 

"A visão de quem está dirigindo o país hoje é totalmente negacionista e não reconhece a importância das questões ambientais. Enquanto os Estados Unidos falam do Green New Deal, a China fala da Civilização Ecológica, o governo brasileiro está desmontando suas estruturas de fiscalização e praticamente acabando com o Ministério do Meio Ambiente", afirmou.  

Para Wagner, além dos problemas decorrentes da pandemia de Covid-19, o Brasil atravessa hoje "um drama fiscal, social e econômico". 

"Fui governador por oito anos e estamos agora com mais um governador do PT, no seu sétimo ano de governo. Tenho orgulho em dizer que nosso estado mantém hoje o foco total no enfrentamento à pandemia, mas sem deixar de lado o equilíbrio de suas finanças e tendo a segunda maior taxa de investimentos do Brasil, atrás apenas de São Paulo", completou Wagner.

Ao exaltar a capacidade criativa e tecnológica que o Brasil possui, o senador lembrou de experiências vividas no período em que governou a Bahia, entre 2006 e 2014.

"Sempre escutava dos executivos de gigantes multinacionais, como a americana Ford e a alemã BASF,  que a maior produtividade deles estava nas unidades localizadas aqui da Bahia", destacou. 

O senador também enfatizou o potencial da região Nordeste na produção de matrizes energéticas renováveis.

"Temos experiências muito positivas aqui na Bahia, no Rio Grande do Norte, no Ceará e em outros estados nordestinos, com recordes na produção de energia eólica e solar. São investimentos que não só colaboram com a preservação ambiental, mas que resgatam a cidadania do nosso povo, gerando emprego, renda e transformado a vida das pessoas em regiões como o semiárido baiano", afirmou.

Wagner aproveitou o evento para anunciar que o Governo da Bahia trabalha na construção de um Plano Estadual de Enfrentamento às Mudanças Climáticas.

"Nesta quarta-feira (14), o Governo Estadual está assinando com uma ONG Alemã um contrato para monitorar e fiscalizar o volume de emissão de gases de Efeito Estufa (GEEs) para, a partir disto, traçar um plano que tenha como objetivo reduzir essas emissões em nosso estado", revelou o senador.