PODCAST: Psicólogo alerta sobre como identificar sinais de violência em crianças

Sergio Manzione descreve mudanças no comportamento que apontam se os pequenos são vítimas de abusos

Por Jones Araújo
10/04/2021 às 10h13
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A morte do menino Henry, de apenas 4 anos, no Rio de Janeiro, chocou o país, principalmente depois que o padrasto, o vereador Dr. Jairinho e a mãe Monique Medeiros foram apontados como suspeitos e tiveram prisão preventiva deflagrada na quinta-feira (8). O caso é investigado como homicídio.

Depois do caso, diversas ex-namoradas contaram histórias semelhantes de agressões a elas mesmas e aos seus filhos, praticadas por Jairinho, o padrastro de Henry, suposto agressor e assassino. Nessa entrevista ao Podcast do Portal M!, o psicólogo clínico Sérgio Manzione, orienta os adultos  a como identificar os pedidos de socorro das crianças.

"Muitos ignoram e escondem as questões da violência doméstica. De fato as pessoas acabam não ouvindo as crianças achando que a mudança de comportamento deve ser corrigida ou é algo para chamar atenção", alerta. Para Manzione, esse é um grande risco para as crianças.

O psicólogo orienta que os adultos devem ficar alertas à mudança do padrão de comportamento das crianças. "A criança tem um padrão, calma ou agitada, e se alterar isso é um sinal de alerta", diz. Falta de atenção, agressividade, regressão de fase de desenvolvimento são alguns dos comportamentos que também devem ser observados, segundo Manzione.

Professores, babás, pais, avós e outros adultos ao redor têm uma série de sinais a observar para saber se a criança passa por algum abuso físico ou psicólogico. "A criança começa a mostrar uma carência afetiva que não tinha, ou então se isola, tem ainda a questão da baixa autoestima", explica o psicólogo.

 

 

Henry Borel era agredido pelo padrasto

 

Psicopatia 


Segundo o pai de Henry, Leniel Borel, ao se confirmar o óbito da vítima Jairinho teria dito: "Vamos virar essa página, vida que segue. Faz outro filho". De acordo com o psicólogo clínico, Sergio Manzione, comportamentos como esses podem ser avaliados como de um psicopata.

"A gente não pode avaliar qualquer pessoa em cima de poucos fatos que a gente tem aí. Psicologicamente a gente tem poucos elementos ainda. A gente precisa saber que o psicopata em forma geral é aquela pessoa que tem falta de empatia, ele não consegue se colocar na posição do outro, no sentido de sentir a dor do outro. O psicopata vai ter como característica ausência de culpa. Qualquer atitude que ele fizer, aquilo não gera culpa", afirma.

Conforme o psicólogo, mesmo sem ter como avaliar Dr. Jairinho como um psicopata ainda, de qualquer forma, a mente do agressor é doentia. "A gente não sabe exatamente qual é o tipo de patologia, agora sabe que alguma coisa bem grave acontece ali na cabeça dessa pessoa".

 Confira a entrevista completa no podcast abaixo: