Presidente da Petrobras é convidado pela Câmara Federal para explicar venda da Refinaria Landulpho Alves

Convite foi aprovado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Casa

Por Redação
08/04/2021 às 17h00
  • Compartilhe
Foto: Mauro Pimentel/AFP
Foto: Mauro Pimentel/AFP

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC) da Câmara dos Deputados aprovou um convite ao presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, para prestar esclarecimentos sobre a venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM).

A transação está sob questionamento no Tribunal da Contas da União (TCU) devido ao valor da venda - o negócio foi fechado com fundo de investimento Mubadala por US$ 1,65 bilhão, mas a própria Petrobras havia definido um preço de US$ 3,04 bilhões como referência.

Autor do requerimento da audiência, o deputado federal Jorge Solla (PT) destaca que o valor da venda foi questionado até mesmo por agentes do mercado financeiro. Diz ainda que sempre foi contra a venda da refinaria. 

"Sempre fomos contra essa venda por concepção, por entender que nossas refinarias garantem nossa soberania energética nacional. Vendê-las é render o país a essa política de preços estúpida, em que conseguimos extrair e refinar Petróleo muito barato, mas na bomba o consumidor paga o mesmo preço que se paga em Nova York ou em Londres, em dólar, quando nossa renda é em real. Isso quebra qualquer país", disse Solla.

Além de Castello Branco, também participarão da audiência pública, que ainda não tem data marcada, Deyvid Bacelar, coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP), e representantes do TCU, da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), e da Associação Nacional dos Acionistas Minoritários da Petrobras (Anapetro).