Bamin vence leilão de concessão da Fiol

Ministro da Infraestrutura comemora leilão de 1º trecho da Fiol e anuncia investimentos na 2ª fase da ferrovia

Por Francisco Artur
08/04/2021 às 16h28
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/Ministério da Infraestrutura
Foto: Divulgação/Ministério da Infraestrutura

Ao comemorar o sucesso do leilão do primeiro trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, disse que num primeiro momento, o modal estará focado na mineração para, na sequência, atender ao agronegócio.

O primeiro trecho da Fiol foi leiloado nesta quinta-feira (8), na Bolsa de Valores em  São Paulo. A empresa Bamin Mineração venceu a concessão.

Tarsísio também anunciou a pavimentação da rodovia BR 030, que liga Cocos a Carinhanha e disse que com isso os grãos chegarão a um porto seco em Caetité. Ele acrescentou que lotes do trecho da Fiol, entre Caetité e Barreiras, estão em andamento e receberão trilhos da mineradora Vale como pagamento da outorga de outras ferrovias.

Já com relação a Fiol 3, que liga Barreiras a Figurópolis, o ministro disse que os recursos virão de outorga livre da extensão contratual da Ferrovia Centro Atlântica.

No discurso, o ministro elogiou o deputado José Rocha da Bahia e o Presidente Bolsonaro, a quem nominou como o presidente dos trilhos, por conta das concessões que estão sendo feitas na área.