Câmara de Salvador aprova pedido formal ao TCM de auditoria das contas do transporte em Salvador

Projeto é de autoria da líder da Oposição, Marta Rodrigues (PT)

Por Redação
07/04/2021 às 22h15
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/ CMS
Foto: Divulgação/ CMS

Nesta quarta-feira (7), a Câmara Municipal de Salvador aprovou o requerimento 131/21, de autoria da líder da oposição Marta Rodrigues (PT), para que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) instaure um procedimento de auditoria  em relação à natureza contábil, financeira, orçamentária e operacional da concessão do Contato do Serviço de Transporte  Coletivo de Passageiros por ônibus (STCO) celebrado com a Concessionária CSN - Transportes Urbanos S/A.

O requerimento também foi assinado pelos vereadores Geraldo Junior (MDB) e Carballal (PDT). "Essa aprovação demonstra a independência da Casa no seu papel fiscalizador, de obter transparência sobre os custos do município na área de transporte e das empresas que operam com a gestão", disse a vereadora.

Para Marta, a falta de transparência em relação à demonstração contábil das empresas de ônibus ocorre há muitos anos, por isso a importância de uma auditoria do TCM. Ela ressalta que a população é quem tem pagado a conta, com a diminuição de frota operada pela CSN, em tempos de pandemia e em veículos lotados.

Para Marta, a crise financeira alegada pelo setor de transporte à prefeitura, que acabou arcando com os custos da concessionária, precisa ser esclarecida de forma clara aos  vereadores e, principalmente, à população, que é quem sofre com a precariedade do sistema há anos.

"A situação a que chegou a empresa, dentre outras que anunciam crise, assim como a péssima frota de veículos que circula na cidade, é consequência não só de negligência, como de falta de prioridade. Espero que a população  não sofra ainda mais com essa intervenção da prefeitura, que seja atendida em sua necessidade e melhora. Tampouco trabalhadores podem ficar sem emprego por causa da ausência de gestão", finalizou.