Lázaro Ramos diz que encontra na escrita uma terapia para manter saúde mental durante a pandemia

Ator baiano que está escrevendo histórias, pensamentos para poder ter alguma coisa "que proporciona um pouco de liberdade"

Por Flávio Gomes
02/04/2021 às 10h54
  • Compartilhe
Foto: Reprodução TV Globo
Foto: Reprodução TV Globo

O ator baiano, Lázaro Ramos, tem mantido sua saúde mental, neste período pandêmico, se dedicando à escrita. Segundo o artista de 42 anos, ele tem escolhido momentos para se aprofundar nas notícias e os momentos em que vai se isolar no afeto da família.

"Tenho ficado olhando para as crianças, amigos, pais, avós e escrito muito. Minha terapia agora para as atividades fundamentais é escrever. Tenho escrito e ficado muito tempo diante do computador escrevendo histórias, pensamentos, para poder ter alguma coisa que proporciona um pouco de liberdade e a escrita é isso para mim", disse o ator, que tem escrito livros infantis, ao portal OFuxico.

Casado com a atriz Taís Araújo, com quem tem dois filhos, João Vicente, de 9 anos e Maria Antonia, de 6 anos, Lázaro afirmou que as crianças leem seus livros antes de serem publicados.

"Na verdade, os meus filhos leem os meus livros antes de serem publicados. Ou, então, às vezes eu testo de noite contando histórias para eles como se fosse história de ninar, mas é o material que estou querendo criar nos livros. Os primeiros foram muito inspirados nas conversas com eles... esses outros são cobaias antes de todo mundo", afirmou.

Lázaro também afirmou que voltará a produzir lives para auxiliar as pessoas neste momento crítico de pandemia.

"Em maio do ano passado comecei a fazer lives com empreendedores autônomos para oferecer um espaço de divulgação para eles, que têm sofrido tanto nesse momento. Parei com as lives em dezembro, achando que não voltaria por pensar que com o começo da vacinação e uma cobrança da sociedade que os nossos líderes gerissem a crise de pandemia de outra forma achei que não precisaria fazer", disse.

"Então, como vi que ainda era necessário, voltei e fiz uma primeira e vou fazer outras. Porque acredito que isso é um gesto mínimo entre os outros todos que várias pessoas estão fazendo que eu posso oferecer para auxiliar as pessoas nesse momento", ressaltou.

No final deste mês, Lázaro Ramos vai lançar seu segundo livro infantil, "O Pulo do Coelho", livro com duas capas lançado pela editora Carochinha.

"É a história de um coelho que está confinado muito tempo na cartola e decide fugir do circo para poder se tornar mágico, ao invés de ser o coelhinho que é manipulado pelo mágico. É um livro que me deu muita alegria. Ilustrado pela Lais Dias e daqui a pouco virão outros", finalizou.