Sobrecarga pode afetar saúde mental da mulher, diz psicóloga Ana Elizabeth Rabelo

Ela é a personalidade entrevistada no podcast do Portal M!

Por Jones Araújo
19/03/2021 às 16h01
  • Compartilhe
Foto: Equipe M!
Foto: Equipe M!

Debater saúde mental é essencial, principalmente no período de pandemia, onde o isolamento social foi um dos fatores que contribuiu para o crescimento do estresse e ansiedade. De acordo com a psicóloga Ana Elizabeth Rabelo, a doença afeta profundamente a saúde mental das pessoas pelo medo e pelo distanciamento social que, segundo ela, deprime. A profissional é a personalidade entrevistada no podcast do Portal M!, especial para o Mês das Mulher. 

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos meses de maio, junho e julho de 2020, revela que 80% da população brasileira tornou-se mais ansiosa na pandemia. As mulheres são maioria do público que busca psicoterapia. Segundo a psicóloga, o público feminino é mais corajoso para dialogar e trocar seus sentimentos e a grande carga que as mulheres têm com inúmeras tarefas pode afetar a saúde mental delas. 

"As funções são inúmeras, muitas trabalham, cuidam dos filhos, fazem alimentação para família e nem sempre conseguem dividir essas funções. As mulheres estão tendo uma cobrança forte sobre elas e, por isso, acho que elas também estão ficando muito fortes. Paradoxalmente escravizadas, mas muito fortes. Muitas conseguem sobreviver exatamente por essa quantidade enorme de papéis e de responsabilidade que estão em nossas costas", afirma. 

De acordo com  Ana Elizabeth Rabelo, a dificuldade de as mulheres ascenderem aos espaços do poder pede uma luta árdua. "Ao homem foi dado por muitos anos o lugar da soberania, as mulheres começaram a mostrar e participar dos seus conteúdos valiosos na colaboração de um mundo melhor há pouco tempo. Elas nunca tiveram muito espaço para que pudessem realmente apresentar essa enorme colaboração que está dando atualmente na melhoria do universo. Acho que a mulher está galgando os espaços para que as pessoas fiquem mais amorosas", disse. 

A profissional também analisou o crescimento de violência doméstica com o isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19 e explicou os outros possíveis problemas de saúde mental  que o indivíduo pode desenvolver neste período.

Você confere a entrevista na íntegra no podcast abaixo: