Ju Moraes diz que há grande desequilíbrio entre mulheres e homens no mercado da música

A artista é a personalidade entrevistada no podcast do Portal M! em comemoração ao Mês da Mulher

Por Jones Araújo
12/03/2021 às 11h02
  • Compartilhe
Foto: Equipe M!
Foto: Equipe M!

A pandemia da Covid-19 afetou drasticamente o mercado do entretenimento, principalmente, o setor da música. De acordo com a cantora baiana Ju Moraes, este momento está sendo devastador, mas ela tenta não se deixar abater focando em produções fonográficas que estavam sendo deixadas de lado. A artista é a personalidade entrevistada no podcast do Portal M!, em comemoração ao mês das mulheres. 

"A gente que vive de música vende uma alegria e ativação de sentidos que é completamente o contrário que vivemos hoje. Algo que a gente nunca imaginou estar passando. Eu não tenho filhos, mas imagino o que as mulheres artistas que estão em casa com seus filhos estão passando. A maioria das vezes as mulheres são o centro de sustentação em famílias. Tem dias que eu me pego muito mal com isso, mas estou tentando não deixar isso me abater, tentando aproveitar esse momento ocioso para se dedicar a algumas produções que estavam deixadas de lado", afirma. 

Março é o mês das mulheres, oportunidade para se debater com mais intensidade a equidade de gênero e mais espaços para serem alcançados por elas. Neste sentido, a cantora analisa o mercado da música e diz que no contexto nacional e internacional ainda há um desequilíbrio enorme.  

"Se a gente parar para analisar grandes festivais de músicas que existiam antes da pandemia, a gente percebe que tem uma artista mulher para cinco vozes masculinas. Se a gente sair um pouco detrás do microfone e ir para outro mercado que vive do entretenimento e da arte, há um disparate muito maior do que só o artístico que está no palco", avalia.

Para Ju Moraes, a sociedade vem tentando reduzir essa diferença "com alguns programas importantes de protagonismo feminino, desse olhar sob o que foi feito e agora a gente tenta equilibra um pouco mais essa balança".  

De acordo com a baiana, quando se fala na luta das mulheres, ainda tem muito o que pensar e se refletir. "Acho que tem muito romantismo [no Mês da Mulher]. É triste a configuração onde a sociedade se encontra ainda, em relação a mulher, como a gente enxerga isso. Acredito que a gente tenha dado passos curtos, mas passos para frente em termo de sociedade, nas mulheres no mercado de trabalho e de uma forma geral".  

Ju Moraes também fala sobre novos lançamentos musicais e planos para a carreira, confira a entrevista completa ouvindo o podcast abaixo: