Papa Francisco tem encontro histórico com o aiatolá Ali al-Sistani no Iraque

Este foi o primeiro encontro que um pontífice realizou com um clérigo xiita de tamanha importância

Por Flávio Gomes
06/03/2021 às 09h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação Vaticano
Foto: Divulgação Vaticano

O papa Francisco teve um encontro histórico neste sábado (6), na cidade sagrada de Najaf, no Iraque, com o principal clérigo xiita do Iraque, o aiatolá Ali al-Sistani, em um apelo pela coexistência em um país dilacerado pela violência.

Após a reunião, Sistani, pediu aos líderes religiosos mundiais que responsabilizassem as grandes potências e que a sabedoria e o bom senso prevalecessem sobre a guerra. O papa também pediu que as comunidades religiosas trabalhassem juntas.

"(Ele) sublinhou a importância da colaboração e da amizade entre as comunidades religiosas para que, cultivando o respeito mútuo e o diálogo, possamos contribuir para o bem do Iraque, da região", disse o Vaticano em nota.

Aos 84 anos, o pontífice visitou países predominantemente muçulmanos, incluindo Turquia, Jordânia, Egito, Bangladesh, Azerbaijão, Emirados Árabes Unidos e territórios palestinos, usando essas viagens para pedir um diálogo inter-religioso.

Em comunicado, Sistani disse que "a liderança religiosa e espiritual deve desempenhar um grande papel para acabar com a tragédia e exortar os lados, especialmente as grandes potências, a fazer prevalecer a sabedoria e o sentido e apagar a linguagem da guerra".

As grandes potências "não devem patrocinar seus próprios interesses em detrimento do direito das pessoas de viver em liberdade e dignidade", acrescentou.

Uma foto oficial do Vaticano mostrava Sistani, 90 anos, em sua tradicional túnica xiita preta e turbante sentado em frente a Francisco, em sua batina branca.

Depois de voar de volta a Bagdá, o pontífice deve celebrar uma missa na Catedral Caldéia de São José.