"As mulheres foram as mais atingidas pela pandemia", afirma Alice Portugal  

A deputada federal é a personalidade entrevistada no podcast do Portal M!

Por Jones Araújo
09/03/2021 às 08h43
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Neste mês, os debates para a conscientização sobre os direitos das mulheres ficam mais fortes e cada vez mais necessários, para que se garantam o direito a saúde, igualdade de salário e proteção contra o feminicídio.  De acordo com a deputada federal Alice Portugal (PCdoB), em comparação com o início do século XX,  as mulheres tiveram grandes conquistas, mas especificamente em 2021 tem muito pouco a se comemorar. A parlamentar é a personalidade entrevistada do podcast do Portal M! em comemoração ao Mês da Mulher

"Se nós fizermos um paralelo com o início do século XX é óbvio que tivemos grandes conquistas. Nessa última eleição de 2018 para o parlamento federal fizemos a maior bancada, com 75 mulheres. A maior bancada da história da República. Mas no ano de pandemia as mulheres foram as mais atingidas nesse período. Com o desemprego e evidentemente a mulher acaba tendo sob seus ombros as sequelas dessa guerra sanitária. Em 2021 temos muito pouco a comemorar porque são entes queridos perdidos, governo negacionista que prejudica o povo em geral em especial as mulheres", afirma Alice.   

Para ela é muito oportuno que o mês de março seja um período que se discute a vida da mulher na sociedade. A deputada também faz uma análise da situação hoje em dia. "Ainda somos minoria nos espaços de poder no Brasil, temos um alto nível de feminicídio e violência doméstica, somos a maioria das chefes de famílias em uma série de estados brasileiros. A nossa batalha é que políticas públicas sejam implementadas para virar o jogo", disse.  

Alice Portugal também fez uma análise das oportunidades para as mulheres diante o governo de Jair Bolsonaro (sem partido). Conforme ela, pautas que beneficiariam as mulheres estão sendo negadas.

Confira a entrevista na íntegra escutando o podcast abaixo: