Varejo perdeu 4,1 mil estabelecimentos em 2020 na Bahia, calcula Fecomércio

Segmento também enfrentou uma retração de 6,7% nas vendas e pior faturamento na década

Por Francisco Artur
04/03/2021 às 18h44
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O varejo baiano perdeu 4,14 mil estabalecimentos no ano passado. A diferença entre lojas abertas e fechadas é a mais negativa desde 2016 (-3,09 mil), informou a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (FecomércioBA).

O dado, conforma a entidade, é resultado da retração de 6,7% nas vendas do varejo em 2020, conforme calculado pela Fecomércio-BA. O faturamento atingiu R$ 102 bilhões, o pior resultado em uma década.

No Brasil, o varejo brasileiro ficou negativo em 75,2 mil unidades no ano passado - igualmente com a maior retração na quantidade de estabelecimentos desde 2016 (-105,3 mil).

Segundo a Fecomércio-BA, o ambiente econômico neste começo do ano indica novas dificuldades.

"Com a chegada da segunda onda de forma expressiva e a volta das restrições das atividades, como foi o toque de recolher definido pelo Governo da Bahia, impactou a confiança do empresário de Salvador em -9% no primeiro bimestre", destaca a entidade, em nota. "Os empresários conseguiram respirar com o aumento de vendas no segundo semestre, mas agora, sem caixa, sem crédito, a tendência é que haja um aumento do fechamento de estabelecimentos".