Bruno Reis diz que saúde em Salvador pode entrar em colapso nas próximas horas

Prefeito afirma que apesar dos esforços para a abertura de leitos, número de pessoas que buscam rede tem aumentado

Por Yuri Abreu
04/03/2021 às 10h39
  • Compartilhe
Foto: Valter Pontes/Secom PMS
Foto: Valter Pontes/Secom PMS

Mesmo com todo o esforço dos poderes públicos em abrir novos leitos (clínicos e de UTI) para tratamento da Covid-19, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), disse que nas próximas horas a rede municipal pode colapsar, por conta do aumento da demanda de pessoas que tem procurado as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em busca de assistência.

A declaração dele foi dada na manhã desta quinta-feira (4), durante divulgação do balanço das ações de combate à Covid-19, no 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, nos Barris.

"Estamos regulando cerca de 70 pacientes por dia. Na última quarta-feira, eram 117 pessoas aguardando um leito Covid, um recorde. Vamos inaugurar mais uma tenda nos barris, além do Hospital da Campanha de Itapuã. Mas, só peço as pessoas que saiam de casa se tiverem necessidade e que só saiam com máscara. Se não conseguirmos controlar a curva de infecções, podemos entrar em colapso nas próximas horas", afirmou.

"O número de mortes aumenta a cada dia. Na Bahia, nos últimos dias, foram 752 mortes. A regulação não tem sido suficiente para desafogar as UPAs. Os números não cedem. Temos visto governos já começando a decretar lockdown. Santa Catarina, por outro lado, está transportando pacientes para outros estados. Por isso, vamos lançar uma licitação para contratação de uma aeronave para essa iniciativa, caso ela seja necessária. Mas, esperamos que os números possam cair na próxima semana", salientou Bruno Reis.