Juliana Ribeiro lança o álbum Preta Brasileira - Estúdio Vivo em live show do  Sesc Sonoridades

Cantora homenageia a mulher contemporânea através de canções autorais, sambas e composições de Gerônimo, Riachão e Roque Ferreira

Por Redação
04/03/2021 às 08h46
  • Compartilhe
Foto: Mariana de Paula
Foto: Mariana de Paula

A cantora, compositora e historiadora Juliana Ribeiro apresenta o repertório do disco "Preta Brasileira - Estúdio Vivo", projeto que traz as sonoridades da Diáspora Africana, do Nordeste a Cuba, do samba e do jazz, em homenagem ao mês das mulheres. A apresentação será no projeto Sesc Sonoridades, dia 27 de março, às 20h, no canal YouTube do Sesc Bahia.

A live show terá a participação especial do cantor e compositor César Batista, músico, marido da artista e compositor da faixa bônus "Sonora", uma homenagem homônima à filha do casal. O álbum "Preta Brasileira - Estúdio Vivo" estará disponível nas principais plataformas de streaming.

O disco reúne composições autorais, como "Dragão de Gaudi", na qual mostra o seu lado intimista, num arranjo para trompete e voz, pensado pela artista com influência da nigeriana Sade Adu. Nesta, a intérprete convidou a cantora Vânia Abreu para dividir os vocais. 

Já "Rainha Ginga", composição sua, em parceria com Lia Chaves, homenageia a lendária diva negra Clementina de Jesus. E ainda nessa veia autoral entra "Ella", um chula-jazz que fala sobre uma mulher que se liberta através da dança, tecendo homenagens a diversas matriarcas, sambadeiras e yalorixás.

Canções inéditas de grandes nomes nacionais, como Roque Ferreira, foram compostas especialmente para o álbum, é o caso de "Lindomar", uma chula corrida, e "Mulher: Pessoa que Fala", com arranjo de piano e acordeon e as participações luxuosas de Fernando Marinho e Cicinho de Assis. 

Do seu "padrinho musical" Riachão, vem "Panela no Fogo", que ganha arranjo com tubas e claves de maracatú; e "Bela Oxum" (de Gerônimo Santana, Lapa e Vevé Calazans ), um presente para a cantora, no meio da sua gravidez. Destaque para o clássico da MPB, "Carcará" (João do Vale e José Cândido), que traz claves cubanas e uma releitura social do show Opinião (de 1964).

Repertório "pulsante e pensante" 

O disco "Preta Brasileira - Estúdio Vivo" foi se tecendo ao longo dos anos, nos principais palcos da Bahia - com pré-lançamento em janeiro do ano passado, no consagrado Teatro Castro Alves); e em shows pelo Brasil, no Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Pernambuco, São Paulo - e até mesmo nos Estados Unidos, no Cleff Club of Jazz,, na Filadélfia. 

Um repertório "pulsante e pensante", como Juliana gosta de chamar, que transborda identidades, brasilidade, samba feminino, suingue, ancestralidade e contemporaneidade. E tudo isso deságua num processo de criação em que a artista carregava em seu ventre Sonora, sua primeira filha, atualmente com 9 meses. Uma maternidade que também dá a luz a esse novo disco. Uma curiosidade é que o marido da cantora, o músico e professor César Batista, compôs a canção "Sonora", que entrará como faixa bônus do álbum.

A programação de lançamento inclui a realização de lives com a cantora, que irão ocorrer no instagram @julianaribeiro_oficial , ao longo do mês de março, com a participação de especialistas locais e nacionais em Música. As datas e horários serão divulgadas nas redes sociais da artista.

A gravação do disco "Preta Brasileira - Estúdio Vivo" tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

SERVIÇO:
O QUE: Live-Show de lançamento do disco "Preta Brasileira - Estúdio Vivo" | Juliana Ribeiro
QUANDO: 27/03/2021 HORÁRIO: 20h
ONDE: www.youtube.com/c/SescBahiaoficial / Youtube Oficial do SESC Bahia / SESC Sonoridades
QUANTO: GRATUITO