Salvador terá quatro Unidades da Saúde da Família exclusivas para casos de Covid-19

Serviços localizados em Itapuã, Pirajá, IAPI e Imbuí passarão a funcionar sob novo formato a partir desta quinta-feira (4) 

Por Redação
01/03/2021 às 21h40
  • Compartilhe
Foto: Betto Jr./Secom/PMS
Foto: Betto Jr./Secom/PMS

Em uma iniciativa inédita para ampliar a capacidade de atendimento de pacientes com Covid-19 em Salvador, a prefeitura transformará quatro Unidades da Saúde da Família (USFs) em espaços exclusivos para receber pacientes que necessitam de leitos de enfermaria.

A ação foi anunciada pelo prefeito Bruno Reis (DEM) nesta segunda-feira (1º), durante coletiva virtual na qual o prefeito também comunicou a prorrogação de medidas de enfrentamento à pandemia.

As USFs IAPI, Itapuã, Pirajá e Imbuí passarão a funcionar sob novo formato a partir desta quinta-feira (4) e receberão, pelo período de 24h, pacientes provenientes das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade.

De acordo com o prefeito, essa manobra estrutural será necessária para diminuir a pressão e quantidade de pessoas que estão nas UPAs à espera de vagas de internação. 

"Na semana passada já tínhamos transformado salas de odontologia em locais para receber pessoas com Covid-19. Cada sala podia internar três pessoas. Agora vamos ampliar isso, transformando a unidade básica toda apenas para o tratamento da doença", explicou.

Mesmo com medidas restritivas mais duras em toda a capital e investimentos para ampliar a rede de assistência à saúde, ainda há uma alta procura por internações provocadas pela infecção do Sars-CoV-2. Só no final de semana, Salvador contabilizou 70 pacientes regulados: 33 para leitos de enfermaria, um pediátrico e 26 para UTI. Noventa pessoas ainda estavam aguardando regulação.

"No auge da primeira onda da pandemia, o máximo que chegamos foi 64 pessoas reguladas ou em regulação. Ou seja, a demanda hoje é quase três vezes maior", comparou Bruno Reis, chamando atenção para a pressão que paira sobre toda a rede privada da capital baiana.

Atualmente, quatro unidades particulares registram 100% de taxa de ocupação: os hospitais da Bahia, Aeroporto, Jorge Valente e Santa Izabel.

O prefeito assegurou que ainda esta semana a Prefeitura abrirá uma nova tenda - uma unidade de suporte ventilatório - próxima à UPA dos Barris, com dez leitos de enfermaria e dois de UTI.

Este será mais um investimento para garantir atendimento a quem precisar de tratamento contra Covid-19, aliado à recente transformação do Hospital Salvador exclusivo para atendimento dos casos do novo coronavírus e a construção do hospital de campanha em Itapuã.

 

Expectativa da vacinação

Em relação às vacinas, o prefeito disse que a expectativa é que o Governo Federal distribuía, nesta quarta (3), mais um lote com doses da CoronaVac.

Nas últimas 24h, a capital baiana tinha em torno de 2,7 mil doses que iam permitir a imunização do restante dos trabalhadores de saúde e idosos acima de 80 anos.

"Se as doses se esgotarem, deveremos suspender atendimento e retomá-lo com chegada de outra remessa. Iremos apresentar o calendário a depender da quantidade que chegar", destacou. 

Bruno Reis acrescentou que, no sábado passado (27), participou de uma reunião com membros da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). A entidade tomou a decisão de criar um consórcio de municípios para compra de vacinas, com base na decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e projeto de lei aprovado no Senado.

"Esse consórcio deverá ser montado em três semanas. Com isso, teremos segurança jurídica e poder de barganha maior para negociar valor e prazo de entrega das vacinas com laboratórios que ainda não têm contrato de venda de imunizantes com o Governo Federal", ressaltou.