Governador do DF diz querer reabrir economia na capital em até 15 dias

Antes de flexibilizar as medidas restritivas, Ibaneis afirmou que precisa aumentar o número de UTIs e reduzir a taxa de transmissão do vírus

Por Redação
01/03/2021 às 19h33
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB),  anunciou nesta segunda-feira (1º), que pretende reabrir todos os setores da economia no máximo em 15 dias. Ele também adiantou que "alguns vão voltar antes". Desde domingo (28), um decreto editado pelo gestor está em vigor com medidas restritivas ao funcionamento do comércio, com exceção de serviços essenciais.

Ibanes fez o comunicado por meio do Twitter, após ter participado de uma reunião com lideranças do setor produtivo no Palácio do Buriti.

"Mostrei que a taxa de transmissibilidade do vírus está muito alta e este foi o principal motivo para o decreto do fechamento. É preciso reduzir a circulação de pessoas na cidade ou não vamos sair da crise", escreveu.

Segundo o chefe do Executivo local, no fim de semana foram abertos 60 novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) para Covid-19 - e, imediatamente, 54 deles foram ocupados.

"Isso mostra a gravidade da situação no DF. O decreto de lockdown não me traz nenhum tipo de satisfação, pelo contrário. Mas eu não posso fugir das minhas responsabilidades", frisou.

Antes de flexibilizar as medidas restritivas, Ibaneis afirmou que precisa aumentar o número de UTIs e reduzir a taxa de transmissão do vírus; para isso, precisa da colaboração de todos.