Família de Marcus Vinicius lança livro de poesias editado pelo professor da UFBA antes de sua morte

Marcus Vinicius de Oliveira, conhecido como Matraga, foi professor de psicologia da UFBA

Por Redação
01/03/2021 às 17h04
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Nesta quinta-feira (4) será realizada uma campanha para viabilizar a publicação do livro Poemícidios e Outras Mortes, organizado pelo professor Marcus Vinicius de Oliveira. O evento celebrado de forma virtual no dia em que o autor completaria 64 anos, será transmitido pelo YouTube do Instituto Silvia Lane, do qual foi fundador.

Marcus Vinicius de Oliveira, conhecido como Matraga, foi professor de psicologia da UFBA. Defensor incansável dos direitos humanos, era militante da Reforma Psiquiátrica e da Saúde Mental no Brasil. Em 2016, foi assassinado no sítio onde vivia em Pirajuía, na contra costa do recôncavo baiano. 

Reunindo poesias escritas ao longo da sua trajetória de vida e militância, o  livro organizado por Marcus Vinicius de Oliveira, será agora publicado a partir de iniciativa da família, em parceria com a Editora Hucitec. Com prefácio escrito pelo diretor de cinema mineiro Joel Zito Araújo, a obra está dividida em sete capítulos temáticos que passam pelas suas origens, pelo amor e pelos laços sociais. 

A publicação faz parte de um movimento da família para resgatar a produção intelectual do professor: "Acreditamos que, mais do que nunca, o pensamento de Marcus Vinicius pode trazer considerações essenciais para a superação dos grandes dilemas da sociedade brasileira" diz Natalia Oliveira, filha do autor e idealizadora do projeto. 

Para viabilizar a publicação do livro, foi criada uma campanha de financiamento coletivo. Além de adquirir o livro por um valor (R$45,00) abaixo do preço de lançamento, os colaboradores poderão ter acesso a marcadores de livros e posters exclusivos com imagens de arquivos utilizadas na ilustração da publicação e também a livros da biblioteca pessoal do autor.