"A abertura planejada do comércio é a solução", afirma Carlos Andrade

Presidente da Fecomércio disse ao Portal M! que o lockdown não é o problema

Por Osvaldo Lyra e Flávio Gomes
01/03/2021 às 14h30
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O presidente da Fecomercio-Bahia, Carlos Andrade, disse ao Portal M! que medidas de restrição, como o lockdown, não são o problema e a abertura planejada do comércio é a solução.

"O que nós queremos é o seguinte, mostrar que o lockdown não é o problema. Eu acho que a abertura planejada do comércio é a solução. A nossa população, nos shoppings ou nas lojas, estão seguindo os protocolos, cumprindo tudo e isso é muito mais importante, está muito mais segura do que a população que estiver, digamos, em bares, soltos, em aglomerações, e no comércio informal", ressaltou.

Carlos explicou ainda, sobre a carta manifesto elaborada pelo Fórum Empresarial da Bahia com o posicionamento do setor para a pandemia.

"O setor do comércio é um setor muito pulverizado. Se você olhar aquela relação, inclusive essas quatro entidades, a Federação do Comércio, a Associação Comercial, o CDL e a FCDL estão naquele documento. E várias outras entidades. O Fórum é uma entidade mais abrangente. A carta que nós fizemos anteriormente à carta do Fórum, no dia 22, é semelhante", explicou.

O Fórum prevê também a criação de um comitê que envolva tanto o poder público quanto a iniciativa privada. Segundo o presidente "o caminho melhor é o diálogo entre todas as entidades representativas do comércio e os governos".

"Eu tenho certeza disso. Isso é fundamental. Quando a gente dialoga, a coisa fica muito mais fácil. O diálogo é a arma do homem. Em qualquer situação. E em uma situação dessa de pandemia deve ser preponderante. Nós somos totalmente contra o radicalismo de A, de B ou de C. Nós somos a favor do diálogo e com o governador, com o prefeito, nós temos tido esse diálogo. Com o prefeito, principalmente", concluiu.