Psicólogo diz que as pessoas relaxaram no combate à pandemia

Sérgio Manzione é a personalidade entrevistada no podcast do Portal M!

 

Por Jones Araújo
27/02/2021 às 16h20
  • Compartilhe
Foto: FreePik - Ireno Figuer
Foto: FreePik - Ireno Figuer

Caminhando para quase um ano de pandemia e diante o grande número de mortes no Brasil, pela Covid-19 por dia, as pessoas parecem ter normalizado a situação aterrorizante provocada pelo surto da doença. 

Diariamente os noticiários de TV relatam festas clandestinas e aglomerações em um período que o isolamento social é o mais indicado para não propagar o coronavírus. De acordo com o psicólogo  clínico Sérgio Manzione, que também é colunista do Portal Muita Informação, os brasileiros estão tratando a situação grave como se não ocorresse aqui no país. Ele é a personalidade entrevistada no podcast do M!

"Esse momento que vivemos hoje é quase um retorno ao passado. Depois de um ano estamos vivenciando o início da pandemia. Hoje o número de mortos, internados e o colapso no sistema de saúde apresenta um quadro pior do que antes. Vemos isso em função do que as pessoas não tem feito, são aqueles cuidados básicos que vem sendo ditos desde o início", afirma.

Sérgio Manzione é a personalidade entrevistada no podcast do M!

Segundo o psicólogo, as pessoas foram relaxando no combate ao vírus. "O anúncio das vacinas parece que deu uma relaxada geral. Vemos hoje que mesmo tendo 250 mil mortes no Brasil [por conta da doença], parece que esse quadro não é aqui. As pessoas olham e parece que isso é um filme. Algo que está distante e que isso não vai acontecer com a própria pessoa. Só que a gente vive uma realidade que está perto de nós, nessa segunda onda do vírus", alerta.

Contudo, a situação deixou um aprendizado, como também foi possível notar a falta de empatia com o próximo, conforme diz o especialista. 

"Algumas pessoas aprenderam bastante. A gente tem varias situações nos próprios relacionamentos que foram definidas. Vemos que muita gente resolveu suas situações e de outro lado vemos o descaso do ser humano com o próximo: festas clandestinas, aglomeração, o negacionismo da vacina. A gente não percebe que houve uma evolução de acordo com a expectativa que se tinha ... Quando a gente naturaliza essas mortes, dai pra frente as coisas ficam um descaso", finaliza.

Escute o podcast na íntegra abaixo: