Bolsonaro usa enquete online para criticar uso de máscaras

Presidente divulgou 'pesquisa' alemã pouco rigorosa para dizer que equipamentos de proteção são prejudiciais às crianças

Por Redação
26/02/2021 às 23h30
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desistimulou mais uma vez o uso de máscaras. Em sua live de quinta-feira (26), ele se baseou em uma pesquisa alemã pouco rigorosa para dizer que o equipamento de proteção é "prejudicial para crianças".

"Começam a aparecer aqui os efeitos colaterais das máscaras", disse Bolsonaro. "Uma universidade alemã fala que elas são prejudiciais a crianças. Leva em conta diversos itens: irritabilidade, dores de cabeça, dificuldade de concentração, diminuição da percepção de felicidade, recusa em ir para a escola ou creche, desânimo, comprometimento da capacidade de aprendizado, vertigem e fadiga", completou o presidente.

Bolsonaro citou os resultados de uma pouco rigorosa enquete online realizada por cinco pesquisadores da Universidade de Witten/Herdecke, no estado alemão da Renânia do Norte-Vestfália. O objetivo dos pesquisadores era formar um banco de dados para coletar relatos sobre o uso de máscaras em crianças.

 

* Com informações do Portal G1.