Acordo para aquisição de 2 milhões de doses da Sputnik V pode sair na próxima semana

Governo da Bahia afirma que o montante é suficiente para concluir, no estado, a primeira etapa da imunização, que abrange idosos a partir de 60 anos e profissionais da saúde 

Por Redação
26/02/2021 às 18h15
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Carta Capital
Foto: Reprodução/Carta Capital

A Bahia negocia com o Fundo Soberano Russo a compra de cerca de 2 milhões de doses da vacina Sputnik V, o suficiente para concluir a primeira fase da vacinação que reúne idosos e profissionais de saúde.

"A meta é receber essa quantidade num prazo de 60 a 90 dias a partir do fechamento do contrato, o que pode acontecer já na semana que vem", afirmou o governador Rui Costa (PT), que participou de uma reunião virtual com os russos nesta sexta-feira (26).

De acordo com Rui, além dessas doses, a Bahia negocia um volume maior, que seria dividido com os estados do Nordeste.

"Eles ficaram de avaliar e responder na semana que vem sobre a quantidade que conseguem enviar para a Bahia e o Nordeste. Vamos querer o máximo possível. Inicialmente, contamos com esses 2 milhões que fecham a fase 1 da vacinação", informou o governador.

A autorização para que estados e municípios adquiram as próprias doses de vacina foi dada esta semana por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

A partir da autorização, a Bahia passou a buscar alternativas para imunizar a população, como a vacina desenvolvida na Índia e a terceira a ser aprovada na China, cujos laboratórios também estão sendo contactados.

"Estamos na luta buscando todas as opções de vacina possíveis, mas, até termos um número maior de doses, peço a ajuda dos baianos para que usem máscara e respeitem o isolamento social", acrescentou Rui.