"Não basta ter informação sobre a Covid, se não não houver mudança de comportamento", diz infectologista Jacy Andrade

No podcast do Portal M!, especialista defendeu as medidas restritivas e endossou a vacinação em massa como a estratégia mais eficiente para combater a pandemia de forma mais rápida

Por Francisco Artur
25/02/2021 às 19h40
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um ano após o registro da primeira morte causada pela Covid-19 no Brasil, a Nação que, nesta quinta-feira (25), já contabiliza mais de 250 mil óbitos pela doença certamente sabe que métodos básicos como usar máscaras e fugir de aglomerações poderiam ter evitado esta marca.

Na avaliação da infectologista Jacy Andrade, embora haja informações suficientes para a população adotar medidas corretas durante a pandemia, a falta de conscientização é um dos problemas que explicam o grande número de mortos por coronavírus.

"O fato de haver aglomerações facilita a transmissão do vírus, e as pessoas em geral acabam ficando à mercê da irresponsabilidade de alguns. Por isso, neste momento, torna-se mais que necessária a informação correta e conscientização", explicou a médica.

Professora do curso de medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Jacy participou do podcast do Portal M! 

Durante a entrevista, ela defendeu a ampliação das medidas restritivas para atividades não essenciais e o toque de recolher nos municípios baianos.\

"São medidas drásticas, mas muito importantes, porque estamos em uma situação absurdamente ameaçadora, com aumento no número de casos e de ocupação bastante elevada de leitos de UTI", disse.

Na Bahia, o contágio pelo coronavírus e o número de óbitos seguem em alta. Nas últimas 24h, foram registrados 4.917 novos casos confirmados da Covid-19 e 100 mortes em decorrência da doença, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

A pasta também registrou 81% de taxa de ocupação de UTIs para pacientes com o novo coronavírus no estado. 


Imunização é fundamental

Outro ponto abordado pela médica, a vacinação em massa integra o pacote de três pontos necessários para o controle da pandemia.

"Se você consegue imunizar o maior número de pessoas em menor tempo, você evita esse quadro. A vacinação é a maneira mais importante de parar a transmissibilidade", aponta. 

No estado,  422.792 pessoas já foram vacinadas contra o coronavírus, dos quais 88.873 receberam também a segunda dose, até as 15 horas de quarta (24). Em Salvador, a vacinação atingiu, até agora, 121.480 pessoas. Destas, 24.482 já receberam a segunda dose.


Negacionismo tem que parar

Aindo no campo da imunização, a médica Jacy Andrade criticou teorias conspiratórias como a de que a vacina não funcionaria, já que a primeira pessoa imunizada na Bahia, a enfermeira Maria Angélica de Carvalho, contraiu a doença poucos dias antes de receber a segunda dose.

"A vacina foi a coronaVac, que é formada por vírus inativado, ou seja um vírus morto. Portanto, não teria como você tomar a vacina de vírus morto e essa vacina causar a doença. Então, o que aconteceu foi que a pessoa pode ter tomado a vacina no período de incubação ou ter contraído o vírus logo depois", pontuou.

 

Confira o podcast com a infectologista Jacy Andrade abaixo: