Grupo Madeirite Rosa estreia versão online do espetáculo "A Luta"

Montagem usa o riso para falar sobre desigualdade social e leva para o on-line peça que estreou nas ruas de SP em 2015

Por Redação
25/02/2021 às 13h32
  • Compartilhe
Foto: Daisy Serena
Foto: Daisy Serena

Formado por quatro atrizes, o grupo Madeirite Rosa tem uma trajetória calcada em ocupar as ruas, levando teatro e discussões importantes por meio do riso. Com a pandemia, o grupo estreia a versão on-line de "A Luta", que será apresentada ao público a partir de 5 de março.

A montagem parte da recriação de esquetes clássicas de humor, em uma versão alongada, dando forma a discussões e questões sociais atuais. Em cena, o público vê um ringue de boxe onde enfrentam-se duas oponentes: a bem-sucedida Sra. S.A. Corporation e a faxineira do ringue, Maria da Luta. 

A mediação do embate é realizada pela Narradora e por Dra. Norma, a juíza. Entre músicas, narrativas e palhaçadas, Maria da Luta cria estratégias para garantir sua sobrevivência e vê o ringue transformar-se em diferentes espaços do cotidiano e da imaginação.

As atrizes Cristiane Lima, Fernanda Donnabella, Liz Nátali e Rafaela Carneiro dividem a cena, bem como também assinam a direção, dramaturgia, figurinos, cenografia e músicas. A peça, que estreou em 2015, já circulou por diversos locais e foi apresentada também no México, sempre buscando ir até o público em lugares marcados por lutas sociais, um dos motes do teatro do Madeirite Rosa.

"Fizemos um experimento no final do ano, buscando como adaptar para o on-line e fomos ao longo dos meses tentando recriar o que fazíamos nas ruas para esse novo ambiente e público. O on-line delimita um recorte de público diferente, pois sabemos que se, por um lado, o alcance é maior, por outro, nem todos possuem o acesso. São três câmeras: uma focada no plano mais geral e duas que pegam detalhes e nos permitem interagir, mesmo que de maneira virtual, com a plateia", explica Rafaela Carneiro.

A ideia era não descaracterizar a montagem, mas, o grupo também não queria fazer uma simples versão gravada do espetáculo. As únicas alterações foram no sentido dessa adequação de linguagem para o vídeo, porém, a essência da peça é a mesma. 

"Desde o início do grupo, tentamos trazer o teatro de maneira simples, abordando pelo humor temas que nem sempre são fáceis de serem tratados porque envolvem situações penosas. Além disso, queremos que o público veja as cenas e perceba que ele também pode fazer teatro", conta Fernanda Donnabella.

No caso de A Luta, as artistas foram buscar inspiração em trabalhos de Charles Chaplin, Buster Keaton, Gardi Hunter, Trupe Lona Preta e outros. Assim como eles, o grupo busca alegorias e metáforas para retratar uma sociedade desigual. A luta de boxe é um mote metafórico para falar sobre a luta de classes.

SERVIÇO:

A LUTA

Sextas-feiras, de 5 de março a 16 de abril, às 17 e às 18 horas, pelo www.facebook.com/madeiriterosa

Duração - 45 minutos. Classificação - Livre

Ingressos: grátis