Pfizer dá prazo até 2 de março para governo brasileiro decidir se compra 100 milhões de doses

Se Ministério da Saúde não der sinal verde para a aquisição das vacinas, a empresa pode abrir a venda para estados, municípios e empresas privadas

Por Redação
23/02/2021 às 22h00
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde tem até o dia 2 de março para decidir sobre a compra de 100 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19. Segundo informações da CNN Brasil, a data consta no contrato encaminhado pela farmacêutica à pasta na semana passada.

Segundo relatos feitos à CNN, o "plano A" da Pfizer é dar prioridade ao Governo Federal, mas, caso o ministério não dê sinal verde para a compra, a empresa pode abrir negociação com estados, municípios e empresas privadas.

Nas tratativas com a Saúde, a Pfizer afirma que o foco da empresa é o Plano Nacional de Imunização (PNI). A preocupação é a de que, caso a farmacêutica comece a negociar diretamente com estados e municípios, além de empresas privadas, o quantitativo não ficará mais disponível para o Ministério da Saúde. Por isso, a pressa em fechar o contrato com o Governo Federal.

 

Mais doses disponíveis

Já foi anunciado que a farmacêutica aumentou a oferta do imunizante ao governo brasileiro de 70 milhões para 100 milhões de doses, a serem entregues este ano.

Além do aumento do número de vacinas, a Pfizer também entregou ao Ministério da Saúde um novo cronograma de entrega do imunizante, com a promessa de trazer para o Brasil um primeiro lote de vacinas até o final de junho.

De acordo com relatos feitos à CNN, a farmacêutica se comprometeria a entregar nesse primeiro momento quase 9 milhões de doses.

O maior quantitativo ficaria para o segundo semestre, com a previsão de entrega de 35 milhões de doses até setembro, e outras 60 milhões de doses até o final do ano, totalizando assim pouco mais de 100 milhões de doses em 2021.

O documento encaminhado ao Ministério da Saúde ressalta que a proposta e o cronograma têm validade até o dia 2 de março.