MPF abre inquérito para investigar Pazuello por improbidade

Segundo o site O Antagonista, será apurado se há ilegalidade na aquisição de cloroquina e outros medicamentos sem eficácia comprovada para tratar a Covid-19

Por Redação
22/02/2021 às 23h20
  • Compartilhe
Foto: Carolina Antunes/PR
Foto: Carolina Antunes/PR

A Procuradoria da República no Distrito Federal abriu inquérito civil para investigar o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, por improbidade administrativa nas ações de combate à pandemia do coronavírus.

Segundo o site O Antagonista, o procedimento vai apurar se há ilegalidade na aquisição de cloroquina e outros medicamentos sem eficácia comprovada para tratar a Covid-19.

Além disso, o inquérito vai verificar se houve baixa execução orçamentária de recursos federais para combater a doença e se há omissão no envio de equipamentos de proteção para médicos e enfermeiros e também na aquisição de vacinas.

A procuradora Luciana Loureiro Oliveira requisitou informações ao Conselho Federal de Medicina (que rechaça o uso da cloroquina) e às farmacêuticas Merck (que produz a ivermectina) e Pfizer (que teve contrato para compra de vacinas rejeitado pelo governo).

Ainda segundo a matéria, os ex-ministros da Saúde, Nelson Teich e Luís Henrique Mandetta, a Fiocruz e o Instituto Butantan também deverão prestar depoimentos sobre a atuação de Pazuello.