Vovô relembra primeiro desfile do Ilê: "No Fusca, com alto-falante e cantando 'Que bloco é esse'"

Ele criticou a histórica falta de patrocínio a blocos afros

Por Francisco Artur
16/02/2021 às 21h00
  • Compartilhe
Foto: André Frutuôso
Foto: André Frutuôso

Bastaram apenas três coisas para o surgimento do bloco Ilê Aiyê, em 1974: a reunião de um grupo de moradores do Curuzu, em Salvador, um Fusca e alguns alto-falantes ecoando músicas de valorização da cultura negra.

Assim é descrito o primeiro desfile do grupo conhecido atualmente como o 'Mais Belo dos Belos'. Fundador e presidente do Ilê Aiyê, Antônio Carlos dos Santos - o Vovô do Ilê - relembra o episódio como um dos mais importantes da história do bloco. 

"Foi o nosso primeiro ano de Ilê, sem carro de som, mas com todo mundo cantando no alto-falante a música Que bloco é esse'', contou, ao relembrar fatos marcantes dos 46 anos do primeiro bloco afro do Brasil. 

No desfile, Vovô registrou um estranhamento da população e do poder público em relação à saída do bloco pelas ruas do Curuzu.  

"Até as pessoas negras estranharam, e muita gente ficou com medo porque ainda estávamos em plena ditadura militar. Naquele momento, não teríamos como calcular que o Ilê iria se transformar numa instituição que representa a identidade negra", afirmou.

Após surgimento do Ilê, conta Vovô, novas iniciativas negras foram criadas no Brasil. "O Ilê influenciou blocos no Maranhão, em São Paulo e no Rio de Janeiro", orgulha-se.

Sobre o fato de este ano não haver desfile por causa do cancelamento do Carnaval, Vovô afirmou concordar com a medida, mas ponderou quanto à histórica falta de patrocínios e incentivos privados a blocos afro.

"Vejo que a falta de vontade de patrocinar blocos afros ainda persiste, mesmo sem o Carnaval. Nós não vemos cervejarias e bancos, que estão ganhando muito nesta pandemia, investir em projetos que enaltecem a cultura negra", protestou o presidente do Ilê.

O 'Mais Belo dos Belos' participa de live com Olodum e Margareth Menezes nesta terça-feira (16), com transmissão no YouTube (veja aqui).