João Jorge relembra momentos inesquecíveis da folia: "Já botamos carro alegórico a favor da liberdade e contra censura"

Presidente do Olodum também comentou a festa em homenagem ao Egito, em 1987

Por Francisco Artur
16/02/2021 às 19h00
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Portal UOL
Foto: Reprodução/Portal UOL

O presidente do Olodum, João Jorge, aprova a suspensão do Carnaval este ano e aproveita para relembrar momentos marcantes de antigas festas de Momo.

Dentre os  desfiles históricos do Olodum, João enfatiza o  do Carnaval de 1993. 

Na ocasião, cinco anos após a promulgação da Constituição de 1988, o grupo afro fez questão de homenagear personalidades que usaram a arte para combater a ditadura militar.

"Em 93, desfilamos com o carro alegórico saudando o Tropicalismo, em que homenageamos artistas como Gilberto Gil e Caetano Veloso, e falamos de liberdade, nos prontificando contra a censura", relembra João.

Outro episódio contado pelo presidente do Olodum ocorreu no Carnaval de 1987, quando o bloco lançou na avenida a história sobre o Egito antigo, com a música Faraó.

"A música foi cantada pelo Olodum e, depois, pela Banda Mel e Margareth Menezes", disse.

Prestes a completar 42 anos de existência no dia 25 de abril, o bloco Olodum sempre aliou a festa às lutas importantes de cada époa.

Em 2020, lembra João, o grupo afro encampou um grito em prol do empoderamento feminino, com o tema "Mãe, Mulher, Maria, Olodum - Uma história das mulheres".

"Ampliamos o debate sobre as lutas e os direitos das mulheres contando a história de muitas delas", destacou.

Com toda essa carga histórica, o Olodum fará uma live nesta terça-feira (16). A transmissão contará com a participação da cantora Margareth Menezes e do 'Mais belo dos belos', o bloco afro Ilê Ayê.

Acesse aqui para conferir a live do Olodum, a partir das 19h.