Amor pelo Carnaval da Bahia: foliã carioca recorda parabéns cantado por Bell no meio do circuito

A designer Gabriela Silveira lamentou cancelamento da festa e diz que pretende vir em 2022

Por Yuri Abreu
13/02/2021 às 08h00
  • Compartilhe
Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

O amor pelo Carnaval de Salvador é daquele que ultrapassa todas as fronteiras. Uma imagem comum, todos os anos, é a de grupos exibindo, orgulhosos, a bandeira do estado natal e, ao mesmo tempo, a paixão pela folia baiana. Boas lembranças e histórias da festa são algumas das coisas que esses foliões levam da viagem quando voltam pra casa.

Uma dessas apaixonadas pela folia baiana é a designer gráfico carioca, Gabriela Silveira, 37 anos. E tudo começou em meados dos anos 2000, por influência justamente de uma amiga de Salvador que mora no Rio de Janeiro.

"Nós já íamos para micaretas aqui no Rio e aquilo me deixava ainda mais animada para conhecer a festa. Em 2005, uma rádio daqui fez uma promoção para conhecer o Chiclete com Banana, no Maranhão. Eu ganhei essa promoção e fui com ela para São Luís. Aquela foi a primeira vez que subi em um trio e foi uma energia maravilhosa", conta.

Um ano depois, em 2006, não teve jeito: ela resolveu vir a Salvador. Detalhe interessante: ela só tinha comprado a passagem de ida.

"Até a minha amiga baiana perguntou se eu estava maluca em fazer aquilo e eu disse que depois dava um jeito. Eu queria mesmo era estar naquele ambiente, sentir aquela energia. E o melhor de tudo foi que o pessoal do trio me reconheceu da micareta do Maranhão. Foi maravilhoso!", afirmou.

Entre idas e vindas, já são pelo menos dez carnavais na conta.

Outra boa lembrança é a do aniversário comemorado em plena festa no circuito Barra-Ondina, que teve até parabéns. De cima do trio, Bell parabenizou a foliã aniversariante e rendeu uma das memórias mais alegres que ela tem da festa. 

Um terceiro momento importante na memória de Gabriela foi o fato de estar no trio acompanhando Bell Marques de pertinho.

"Muitos amigos meus falam que o Carnaval de Salvador é voltado mais para a pegação. Mas acho que o  maravilhoso do Carnaval é exatamente essa energia, essa animação, com todo mundo feliz junto", disse.

Quando ela soube do cancelamento do Carnaval em 2021, ficou triste pelo fato de as ruas estarem vazias e as pessoas não estarem no mesmo clima em que estariam se a festa estivesse acontecendo. Porém, ela acredita que em 2022 a festa será ainda mais prazerosa.

No próximo ano, Gabriela quer, inclusive, trazer o namorado.

"Eu não tenho dúvida de que, pelo menos em 2022, eu vou para o Carnaval de Salvador. E quero ir para o bloco e também nos trios pipoca, onde me sinto mais à vontade do que no camarote", afirmou Gabriela Silveira.