Presidente da Câmara diz que Polo Petroquímico de Camaçari não pode virar "cemitério de empresas"

Júnior Borges diz  que a cidade foi impactada por conta dos quase 12 mil trabalhadores que ficarão desempregados com a saída da Ford

Por Jones Araújo
09/02/2021 às 20h30
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Eleito vereador pela primeira vez pelo Democratas em 2012, o atual presidente da Câmara de Camaçari, Júnior Borges, tem um desafio enorme pela frente ao assumir o comando da Casa. No podcast do  Portal M!, o político falou sobre a força-tarefa criada para garantir trabalho aos moradores da cidade, que foram drasticamente afetados com a saída da Ford do país.

Borges Júnior afirmou que o município que possui um Polo Petroquímico não pode virar um "cemitério de empresas".

"Nós [moradores de Camaçari] temos um Polo Petroquímico e não podemos, em tempo nenhum, vacilar [para] que se torne um Cemitério de Empresas", afirmou ele, que também confirma ter um projeto à frente da presidência da Câmara, voltado para minimizar os impactos sofridos pelo município.

"Camaçari foi impactada por conta de quase 12 mil trabalhadores [que ficarão desempregados com a saída da Ford], que vai [respingar] nas famílias, algo em torno de 60 mil pessoas. Isso cria problemas tanto da ordem econômica quanto da ordem social", declara.  

De acordo com Júnior Borges, a cidade tem que tomar outros rumos. Ele explica que foi criada uma espécie de força-tarefa para atrair mais empresas para o município.

"[Reunimos] a presidência das Câmaras das cidades da Região Metropolitana [para formar] uma frente parlamentar com presidentes das Câmaras Municipais, para ter um alinhamento e um processo mais acelerado em atração de empresas para a cidade, junto ao Governo do Estado e, se precisar, com o Governo Federal, para que a gente possa minimizar os sofrimentos que vínhamos tendo ao longo do tempo", disse.  

O presidente também avaliou os impactos da pandemia na cidade e a expectativa com a abertura dos trabalhos na Câmara Municipal.  

"A nossa expectativa é muito grande. Sou muito grato ao prefeito, líder do grupo político do qual faço parte. Nossos desafios são enormes, mas acho que estamos fazendo um dever de casa. Primeiro organizando a Câmara dos Vereadores, o seu funcionamento, modificando aquilo que precisa ser modificado e melhorando aquilo que precisa permanecer", contou ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra.

Júnior Borges falou também das mudanças na Casa após sua chegada. "Inovamos com nosso painel eletrônico instalado. Nós somos uma Câmara que vai fazer 73 anos e ainda não tínhamos esta tecnologia e nós já chegamos com está novidade". 

Escute a entrevista na íntegra abaixo: