Termina nesta quinta-feira prazo para eleitor justificar ausência no segundo turno

Na Bahia, municípios de Feira de Santana e Vitória da Conquista tiveram pleito decido nesta fase

Por Yuri Abreu
28/01/2021 às 12h41
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/TSE
Foto: Divulgação/TSE

Nesta quinta-feira (28), termina o prazo de 60 dias para que o eleitor justifique a ausência às urnas nas localidades onde houve segundo turno para prefeito nas Eleições 2020 - na Bahia, o pleito foi decidido nesta fase em duas cidades: Feira de Santana e Vitória da Conquista.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o procedimento pode ser realizado junto aos cartórios eleitorais,  pelo Sistema Justifica ou pelo aplicativo e-Título, disponível tanto para os sistemas Android e quanto para iOS.

Como fazer?

Pela internet, a justificativa pode ser feita pelo Sistema Justifica, no qual o eleitor deve preencher o "requerimento de justificativa" e informar os dados pessoais exatamente como registrados no cadastro eleitoral, declarar a razão da ausência à urna e anexar documentação comprobatória digitalizada.

Com o campo preenchido corretamente, será gerado um código de protocolo para acompanhamento, que será transmitido à zona eleitoral a que o eleitor pertence, para que seja examinado pelo juiz competente. O eleitor será notificado da decisão ou poderá consultar a situação também pelo Sistema Justifica.