Vacinas de Oxford são analisadas pela Fiocruz e podem ser distribuídas no país ainda neste sábado

Imunizantes oriundos da Índia foram transportados em voo comercial até Guarulhos, em São Paulo, e depois encaminhados ao Rio de Janeiro

Por Flávio Gomes
23/01/2021 às 09h00
  • Compartilhe
Foto: Reuters/ Reprodução G1
Foto: Reuters/ Reprodução G1

O carregamento com dois milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, produzidas no Instituto Serum, na Índia, chegou ao Brasil, na noite da sexta-feira (22), após o governo indiano  ter autorizado as exportações comerciais do imunizantes. 

Assim que desembarcaram no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, os imunizantes foram encaminhados pra o Rio de janeiro onde, desde a madrugada deste sábado (23), estão passando por análises de segurança da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), procedimento é uma exigência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Após as análises, as embalagens serão etiquetadas com informações em português. A previsão da Fiocruz é que o material esteja pronto para ser devolvido ao Ministério da Saúde na tarde deste sábado, quando também deve ter início a distribuição aos estados.

As vacinas de Oxford farão parte do Plano Nacional de Imunização, que é coordenado pelo Ministério da Saúde e começou no dia 17 de janeiro com 6 milhões de doses da CoronaVac. Na sexta (22), outras 4,8 milhões de doses da vacina chinesa foram aprovadas para uso emergencial no Brasil.