Servidores municipais podem acompanhar processo de aposentadoria por site ou aplicativo

Tempo mínimo para a concessão do benefício terá redução de nove meses

Por Redação
22/01/2021 às 21h40
  • Compartilhe
Foto: Betto Jr./Secom/PMS
Foto: Betto Jr./Secom/PMS

Os servidores municipais em processo de aposentadoria, já aposentados ou pensionistas podem acompanhar o processo pelo Sisprev Web. Os detalhes da ferramenta foram apresentados nesta sexta-feira (22).

A partir de agora, será possível solicitar e acompanhar o andamento dos pedidos de pensão e de aposentadoria em tempo real por meio eletrônico. As solicitações poderão ser feitas pela internet e por aplicativo no celular. Com isso, o tempo mínimo para a concessão de pensão terá uma redução de cinco meses e o mínimo para a concessão de aposentadoria, uma redução de nove meses.

Certidões, atestados médicos e Certidão de Tempo de Contribuição também poderão ser validadas pelo Sisprev Web. Além disso, a partir de abril, a prova de vida também poderá ser feita por meio eletrônico.

Com a automatização dos processos que tramitam na Diretoria de Previdência da Semge, o órgão passa a ter custo zero com papel e redução de despesas com impressão, combustível e ocupação do espaço físico, ações que proporcionam mais economia e eficiência para a administração municipal.

A automatização é fruto de um dos principais eixos do Programa de Renovação da Previdência, que é o investimento em tecnologia. 

"Um dos diferenciais para esta gestão seria o investimento em tecnologia e inovação. A pandemia acelerou muitos dos processos e passamos a nos ajustar a essa nova realidade. Com o Sisprev Web, destaco três benefícios, sendo um deles o fim do processo em papel, gerando uma série de benefícios como economia, agilidade e segurança para os usuários. Além disso, há o benefício para os inativos e aqueles que querem se aposentar poderem acompanhar facilmente o processo. Por fim, haverá também economia de tempo e deslocamento para o servidor em processo de aposentadoria", afirmou Bruno Reis.

Com investimento de R$ 750 mil, o Programa de Renovação da Previdência começou a ser desenvolvido no ano passado e teve como um dos eixos principais o investimento em tecnologia, que deu origem hoje ao Sisprev Web.