Carga com 2 milhões de doses da vacina de Oxford importadas da Índia chega a São Paulo

Imunizantes serão enviados ao Rio de Janeiro após trâmites alfandegários, e Ministério da Saúde promete distribuir aos estados neste sábado (23)

Por Redação
22/01/2021 às 19h22
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Portal G1
Foto: Reprodução/Portal G1

O avião que transportou os dois milhões de doses da vacina da AstraZeneca-Oxford produzidas no Instituto Serum, na Índia, chegou a São Paulo nesta sexta-feira (22), após o governo do país asiático autorizar as exportações comerciais do imunizante, cinco dias depois da data prevista.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, acompanhou a chegada no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande São Paulo. As doses serão colocadas em um avião da Azul, que fará o transporte até o Rio de Janeiro, onde Pazuello deverá fazer um pronunciamento. 

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), os imunizantes estarão prontos para uso no sábado (23) à tarde, após checagem de qualidade e segurança, além de rotulagem e etiquetagem.

O lote foi transportado em  voo comercial da companhia Emirates  ao aeroporto de Guarulhos. Após os trâmites alfandegários, seguirá em aeronave da Azul para o aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

A Índia havia apenas enviado remessas de vacinas gratuitas a países vizinhos. Agora, liberou as comerciais, e Brasil e Marrocos são os primeiros beneficiados.

 

* Com informações do Portal G1.